Qual a diferença entre RAID 1 e RAID 5?
Qual a diferença entre RAID 1 e RAID 5?
O RAID 5 é um modo muito utilizado em servidores com um grande número de discos. Ele utiliza um método bastante engenhoso para criar uma camada de redundância, sacrificando apenas uma fração do espaço total, ao invés de simplesmente usar metade dos discos para armazenar cópias completas, como no caso do RAID 1.
Como funciona a tecnologia RAID 2?
Esta tecnologia consiste em armazenar os dados de acordo com o mesmo princípio do RAID 0, mas escrevendo numa unidade distinta os bits de controle ECC (geralmente 3 discos ECC são utilizados para 4 discos de dados). A tecnologia RAID 2 tem um desempenho que deixa a desejar, mas, por outro lado, tem um nível de segurança elevado.
Qual a diferença entre RAID 5 e RAID 1?
No caso de pane do sistema, a RAID 5 reconstitui o disco que falta a partir das informações armazenadas nos outros discos, enquanto RAID 1 opera uma cópia disco a disco. O desempenho: a solução RAID 1 oferece melhor desempenho do que a RAID 5 em leitura, mas sofre nas operações de escrita.
Quais são os níveis RAID?
Os discos montados de acordo com a tecnologia RAID podem ser utilizados de diferentes maneiras, chamadas Níveis RAID. A Universidade de Califórnia definiu cinco, aos quais foram acrescentados os níveis 0 e 6.
Como o RAID 1 é focado na proteção dos dados?
O RAID 1 é claramente focado na proteção dos dados, ou seja, não torna o acesso mais rápido. Na verdade, pode até ocorrer uma ligeira perda de desempenho, pois o processo de gravação acaba sendo feito duas vezes, uma em cada unidade. Na prática, o RAID 1 é usado mais como uma prevenção para proteger o sistema de falhas “físicas” das unidades.