Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?

Índice

Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?

Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?

Há um filamento em cada extremidade do tubo que, quando quente, emite eléctrons, que sustentam a descarga enquanto a lâmpada está operando. A descarga do vapor de mercúrio produz luz ultravioleta, que é convertida em luz visível pela camada de fósforo aplicada por dentro do tubo.

Qual a função de um reator eletrônico?

Também chamado de balastro, o reator é um limitador de corrente elétrica muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e outros dispositivos elétricos. Trata-se de um aparelho indutor que adequa a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos equipamentos elétricos.

Para que serve o reator do LED?

Sem ele a lâmpada poderia receber uma corrente diretamente, entrar em curto-circuito e até mesmo estourar. Sendo assim, o reator tem como função proteger a lâmpada da corrente, mas ao mesmo tempo ionizar o seu interior.

Porque reator eletrônico queima?

Reatores de baixa qualidade costumam estabilizar a corrente elétrica acima ou abaixo do necessário, o que gera a queima prematura da lâmpada no primeiro caso e a baixa emissão da luz no segundo.

O que tem dentro de um reator de lâmpada fluorescente?

Para isso, o reator é constituído por uma bobina feita de fios de cobres. Essa peça envolve um núcleo feito de material ferro-magnético. Dessa forma, os reatores são aparelhos auxiliares que tem como principal função uma partida estabilizada, ou seja, a lâmpada acende sem cintilações na corrente.

Qual é a voltagem na saída de um reator lâmpada fluorescente?

Reator lampada fluorescente 24 volts.

Qual é a função do balastro?

Balastro - Dispositivo para fornecer as condições de circuito necessárias para ligar e desligar as fontes de luz, tais como lâmpadas fluorescentes de descarga de alta-intensidade (HID).

O que é reator de lâmpada LED?

O reator é um equipamento que limita a corrente elétrica. É comum em lâmpadas fluorescentes e em outros aparatos elétricos. Por indução, ele adapta a tensão da energia elétrica à potência requerida para o bom funcionamento dos aparelhos eletrônicos.

Como saber se o reator está queimado?

Um reator com uma ou mais espiras (enrolamento interno) em curto, fará com que a lâmpada acenda mais forte. Se não acender, o reator estará aberto. Se acender mais fraca, o reator estará provavelmente bom. Se estiver em curto total, a lâmpada acenderá com luminosidade normal.

Quais são os modelos de reatores eletrônicos?

Também serão analisados diversos modelos de reatores eletrônicos encontrados no comércio, assim como fornecidas dicas para sua manutenção, com base na experiência adquirida. Este artigo é resultado da desmontagem, análise e eventual reparo, ao longo de vários anos, de dezenas de reatores eletrônicos (figura 1).

Quais são os tipos de reatores eletromagnéticos?

Há diversos tipos de reatores eletromagnéticos (convencionais), que trabalham na frequência da rede elétrica. O mais comum circuito para a tensão de 220V é o tradicional reator com interruptor de partida ou starter (ver figura 3), onde a estabilidade de funcionamento é proporcionada pelo indutor (choke).

Quais são os tipos de reatores mais populares?

Outros tipos de reatores, por ordem de popularidade, são os circuitos semi-ressonantes e os de partida rápida. O circuito com starter é frequentemente adotado por causa da sua simplicidade, baixo custo e maior eficência, se comparado às alternativas mencionadas acima.

Qual o tipo de reator para tensão de 220V?

O mais comum circuito para a tensão de 220V é o tradicional reator com interruptor de partida ou starter (ver figura 3), onde a estabilidade de funcionamento é proporcionada pelo indutor (choke). Outros tipos de reatores, por ordem de popularidade, são os circuitos semi-ressonantes e os de partida rápida.

Postagens relacionadas: