O que é uma operação de redesconto?

Índice

O que é uma operação de redesconto?

O que é uma operação de redesconto?

A operação de redesconto é o ato de descontar um instrumento de dívida negociável de curto prazo pela segunda vez. Os bancos podem redescontar esses títulos de dívida de curto prazo para auxiliar o movimento de um mercado que tem alta demanda por empréstimos.

O que é taxa de redesconto bancário?

A taxa de redesconto representa os juros que o Banco Central cobra para realizar empréstimos para os bancos comerciais. Os bancos que participam das negociações geralmente fazem isso, pois precisam de liquidez em caixa, devido a uma demanda de resgates que não foi prevista.

Qual é a outra função do redesconto bancário?

A operação de redesconto bancário é a concessão de empréstimos pelo Banco Central para bancos e instituições financeiras que estão com pouco dinheiro em caixa para manter suas operações. ... Isso faz com que as reservas dos bancos diminuam, reduzindo o fluxo monetário no mercado.

Quem regulamenta operações de redesconto?

CMN regulamenta operações de redesconto e de empréstimos em moeda estrangeira.

Pode realizar operações de redesconto para instituições financeiras?

Entre as atribuições do BACEN, estão a de realizar as operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras e a de regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

O que é taxa de compulsório?

Basicamente, o depósito compulsório é um instrumento do Banco Central para garantir a segurança do sistema financeiro. Isso é feito por meio de uma determinação para que bancos e outras instituições financeiras depositem, no BC, parte de suas captações à vista, a prazo ou na poupança.

Como o Banco Central controla a oferta monetária bancária?

O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional, num mercado de caracter aberto (Open market), a mais comum.

Quem determina a meta de inflação?

A inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E a meta deve ser perseguida pelo Banco Central, que aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Qual a diferença entre o depósito e o redesconto?

As duas operações fazem parte da política monetária do Banco Central. A diferença é que o depósito retira dinheiro da economia, enquanto o redesconto oferece em forma de empréstimos. Pelo compulsório, o Banco Central obriga os bancos a depositarem parte do dinheiro depositado por clientes, em uma conta de reserva.

Qual o significado do término “redesconto”?

O termo “redesconto” também se refere ao processo pelo qual um banco central reserva federal desconta um título de dívida de curto prazo que já foi descontado por um banco. A facilidade de desconto de um banco central é geralmente chamada de janela de desconto.

Como o banco central regula a oferta monetária?

Através das operações de redesconto, o Banco Central regula a oferta monetária do país. Ao aumentar as taxas de juros das operações, por exemplo, um banco comercial terá dificuldades para aumentar a reserva monetária e diminuirá, assim, ativos em circulação.

Postagens relacionadas: