Como que funciona o Auxílio Maternidade?
Índice
- Como que funciona o Auxílio Maternidade?
- Como fica o salário na licença maternidade?
- Quando posso receber o Auxílio Maternidade?
- Como funciona o salário maternidade para desempregada?
- Como solicitar o salário maternidade?
- Quem tem direito ao salário-maternidade?
- Qual o salário-maternidade para a segurada?
- Como é pago o salário-maternidade no INSS?
Como que funciona o Auxílio Maternidade?
Para chegar ao valor do Salário-Maternidade, é preciso fazer uma média:
- Some os seus 12 últimos salários de contribuição (dentro de um período máximo de 15 meses);
- Desta soma, divida o resultado por 12 para chegar no valor do seu Salário-Maternidade.
Como fica o salário na licença maternidade?
Durante a licença, a mulher terá direito ao salário-maternidade, que nada mais é do que seu salário pago de forma integral durante os meses de afastamento das atividades. Em casos de salários variáveis, estes serão calculados de acordo com a média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho.
Quando posso receber o Auxílio Maternidade?
As pessoas desempregadas que ainda estão na condição de seguradas do INSS também têm direito ao benefício. Via de regra, a pessoa mantém a qualidade de segurada 12 meses após ser demitida ou após seu último recolhimento. Esse tempo é chamado de período de graça.
Como funciona o salário maternidade para desempregada?
Para as desempregadas são necessários ao menos 10 meses de contribuição ao INSS antes de solicitar o benefício. Chama-se “qualidade de segurado” que significa dizer que é necessário estar contribuindo ou se enquadrar dentro de um prazo que garante o direito ao benefício.
Como solicitar o salário maternidade?
Como solicitar o salário maternidade? Desde 31 de janeiro de 2018, o pagamento é feito automaticamente a partir do registro da criança, valendo para contribuintes individuais, desempregadas, seguradas especiais e empregadas domésticas.
Quem tem direito ao salário-maternidade?
Quem tem direito? O salário-maternidade é o benefício previdenciário pago à segurada gestante, adotante ou que tenha realizado aborto não criminoso, durante o período de afastamento de suas atividades, no prazo de vinte e oito dias antes e noventa e um dias após o parto.
Qual o salário-maternidade para a segurada?
O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral. NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR . A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28 o dia antes do parto e a ocorrência deste.
Como é pago o salário-maternidade no INSS?
O salário-maternidade é pago pelo empregador, no caso das trabalhadoras com carteira assinada, ou pelo INSS, para quem contribui por conta própria.