Como fazer o registro de um imóvel financiado?

Índice

Como fazer o registro de um imóvel financiado?

Como fazer o registro de um imóvel financiado?

O registro do contrato de compra de imóvel financiado é feito no prazo máximo de 15 dias, estabelecido por lei. Junto com o contrato e seus documentos pessoais, o interessado deve apresentar no cartório a guia de recolhimento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Quanto custa para registrar um imóvel financiado?

O registro de um contrato de financiamento pode custar entre 2% e 5% do valor de venda do imóvel.

Como funciona a escritura de um imóvel financiado?

No caso de imóvel financiado, não é feita escritura e sim o contrato ou instrumento particular de compra e venda. Ao final do financiamento, a instituição financeira emite um termo de quitação e este documento deve ser levado ao Cartório de Registro de Imóveis competente para fazer o registro.

Quando recebo a escritura de um imóvel financiado?

A escritura você receberá em torno de 30 dias de finalizado o processo de financiamento. A escritura você receberá em torno de 30 dias de finalizado o processo de financiamento.

O que é preciso para registrar um imóvel novo?

Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa?

  1. Saiba onde fazer. ...
  2. Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
  3. Verifique as certidões negativas. ...
  4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
  5. Espere a análise do tabelião. ...
  6. Compareça ao cartório. ...
  7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. ...
  8. Aguarde a escritura ser analisada.

Quanto custa a documentação de um imóvel novo financiado pela Caixa?

A Caixa Econômica também tem facilidades, mas geralmente inclui tudo (o valor do imóvel e de outras despesas) no mesmo financiamento. Nesse caso, o limite máximo dos custos com documentos e impostos é de 4% do total do imóvel.

Precisa de escritura para financiar?

Contrato E é importante destacar que, no financiamento imobiliário, não é lavrada a escritura, já que o imóvel permanece vinculado à instituição financeira até a quitação total do valor financiado. Após o pagamento do ITBI, é feito então o registro do contrato no cartório.

Como funciona o registro de imóveis?

Como funciona o registro de imóveis? Depois que a escritura já foi lavrada e formalizada, começa o processo de registro do imóvel. Isso é feito no Cartório de Registro de Imóveis em que o bem está registrado. É lá, inclusive, que todo o histórico da propriedade fica arquivado.

Qual o passo decisivo para o registro do imóvel?

Um passo decisivo a ser dado rumo ao registro do imóvel é elaborar uma Escritura Pública (que tem fé perante toda a sociedade) e lavrá-la no cartório de notas que atenda a sua região. Isso dá publicidade ao ato de compra e venda.

Por que o registro só é feito quando o imóvel foi quitado?

Por esse motivo, o registro só é feito quando o imóvel já foi quitado. Mas o que fazer, então, no caso de um financiamento? Nesse caso, o banco lançará o termo de quitação.

Como é feito o registro de imóveis após a escritura?

Ele é assinado após a escritura. Devendo ser encaminhado ao cartório de Registro de Imóveis para que, posteriormente, seja possível comprovar juridicamente a transferência do bem. Por esse motivo, o registro só é feito quando o imóvel já foi quitado. Mas o que fazer, então, no caso de um financiamento?

Postagens relacionadas: