Como ocorre o funcionamento do sistema ambulacral?

Índice

Como ocorre o funcionamento do sistema ambulacral?

Como ocorre o funcionamento do sistema ambulacral?

O sistema ambulacrário consiste em um sistema de canais por onde passa a água do mar que tem como função principal promover a locomoção dos equinodermos. ... A água penetra no sistema ambulacrário através de poros de uma região conhecida por placa madrepórica, localizada na região contrária à da boca (aboral).

Qual a função do sistema ambulacrário e das Pedicelárias dos equinodermos?

Os pedicelários são ossículos especializados que parecem pequenas tenazes e que têm uma função defensiva. Os pés ambulacrários fazem parte do sistema vascular hídrico (ou ambulacrário) destes organismos e permitem a sua fixação ao substrato e captura de alimento.

Quais são as características dos equinodermos?

O desenvolvimento é indireto, podendo ter uma ou mais formas larvais. Uma das principais características dos equinodermos é a sua grande capacidade de regeneração. Estrelas-do-mar podem regenerar um ou mais braços perdidos, enquanto ouriços-do-mar regeneram continuamente seus espinhos.

Como funciona o sistema hidrovascular?

Também denominado como sistema hidrovascular, a água que circula dentro do corpo dos equinodermos desempenham um papel similar ao sangue. É o líquido que ajuda em várias funções do organismo. Entre eles estão, a princípio, a locomoção.

Como ocorre a respiração dos equinodermos?

Respiração e excreção dos equinodermos. As estruturas relacionadas às trocas gasosas variam de acordo com o grupo de equinodermos. Em alguns ouriços-do-mar, por exemplo, existem 10 brânquias pequenas, situadas na parte exterior do corpo, ao redor da boca.

Qual é o esqueleto dos equinodermos?

Seus corpos são revestidos por uma epiderme muito fina que recobre espinhos calcários. O esqueleto dos equinodermos tem origem mesodérmica e é interno, constituindo um endoesqueleto, que varia de uma espécie para outra.

Postagens relacionadas: