Como funciona o sistema de SPDA?

Como funciona o sistema de SPDA?
Como o SPDA funciona? Basicamente, um para-raio encaminha a corrente de uma descarga elétrica para o solo, quanto maior esse índice, melhor o seu sistema de SPDA. Nenhuma instalação consegue 100% de segurança, mas algumas soluções chegam bem próximas desse nível.
Para que serve o sistema de SPDA?
O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas.
Quando precisa de projeto de SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Qual a norma de SPDA?
A norma de instalação de SPDA é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 5419. O objetivo da NBR 5419 é evitar e minimizar incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte de pessoas e animais pelos efeitos das descargas elétricas.
O que é sistema de proteção SPDA?
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.
Quais são os tipos de SPDA?
Tipos de SPDA mais utilizados
- Ponta de Franklin.
- Gaiola de Faraday.
- Esfera rolante (eletrogeométrico ou esfera fictícia)