Como lançar o Come-cotas?
Índice
- Como lançar o Come-cotas?
- O que é o Sistema Come-cotas?
- Quem é responsável pelo cálculo e recolhimento do Come-cotas?
- O que é o Come-cotas e como ele incide sobre a rentabilidade dos fundos de investimento?
- Quais fundos pagam Come-cotas?
- Porque existe o Come-cotas?
- Como é cobrada a taxa de performance dos Fundos?
- O que afeta o valor da cota de um fundo?
- Como funciona o sistema de cotas no Brasil?
- Quando se adota um sistema de cotas?
- Como funciona o recolhimento de cotas?
- Como é feita a cobrança das cotas?
Como lançar o Come-cotas?
Como é feita a cobrança de come-cotas? Na prática, o come-cotas é uma antecipação do imposto a ser pago pelo investidor de fundos. Se houver saque antes do prazo mínimo para a cobrança, o cotista terá que pagar a diferença de imposto (dos 15% ou 20%) em relação ao total devido.
O que é o Sistema Come-cotas?
“Come cotas” é o imposto de renda semestral calculado sobre os rendimentos produzidos pelos fundos de renda fixa de condomínio aberto e recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, utilizando-se a menor alíquota em vigor: Fundo Curto Prazo: 20%
Quem é responsável pelo cálculo e recolhimento do Come-cotas?
Esse imposto é determinado pela Receita Federal Brasileira (IN 1585 – Art. 9º) e ocorre sempre nos finais dos meses de maio e novembro. Por isso, saiba como seus rendimentos podem ser impactados por esse recolhimento.
O que é o Come-cotas e como ele incide sobre a rentabilidade dos fundos de investimento?
O come-cotas nada mais é do que a antecipação do recolhimento do Imposto de Renda em alguns fundos de investimentos. Chamam-no dessa forma porque este imposto reduz semestralmente as cotas dos cotistas em fundos, em alíquotas que variam de 15% a 22,5%.
Quais fundos pagam Come-cotas?
Quando o investidor decidir resgatar seus investimentos no fundo, o valor já pago no come-cotas será descontado do imposto de renda que ele irá pagar naquele momento de saída da aplicação. Quem paga? Fundos de renda fixa, DIs, multimercados e cambiais estão sujeitos ao come-cotas.
Porque existe o Come-cotas?
O come-cotas foi um nome simpático e amigável para um evento nada divertido para os investidores que têm recursos alocados em alguns fundos de investimentos, como os multimercados e os de renda fixa. Basicamente, ele traduz o recolhimento antecipado do imposto de renda cobrado sobre os rendimentos.
Como é cobrada a taxa de performance dos Fundos?
Como é cobrada a taxa de performance? A taxa de performance é cobrada sobre a rentabilidade excedente e está descrita no regulamento do fundo. Suponha que você investiu em um fundo que usa o rendimento do Ibovespa como benchmark, ou seja, como referência de rentabilidade.
O que afeta o valor da cota de um fundo?
A cobrança da taxa de administração e outras despesas do fundo reduzem valor da cota. * Lembre-se que a Cobrança do Imposto de Renda (IR) NÃO afeta o valor da cota – A cobrança do IR reduz a Quantidade de cotas, por isso o apelido “come-cotas”. Diariamente cotistas colocam e retiram dinheiro do fundo.
Como funciona o sistema de cotas no Brasil?
Apesar de ter ganhado uma grande visibilidade a partir da sanção da Lei 12.7, o sistema de cotas no Brasil existe desde o início dos anos 2000, quando a Universidade de Brasília (UnB) decidiu fazer reserva de vagas para alguns candidatos em seu processo seletivo.
Quando se adota um sistema de cotas?
Nesse sentido, quando se adota um sistema de cotas em um processo seletivo, uma porcentagem das vagas é reservada para pessoas que fazem parte de determinado grupo social, como negros, indígenas e de baixa renda.
Como funciona o recolhimento de cotas?
Agora que você entendeu o conceito e a forma em que as alíquotas são aplicadas, mostraremos como funciona o recolhimento por meio do come-cotas. Suponhamos que certo dia você tenha aplicado em um fundo de investimento multimercado, um valor de R$ 10.000,00 a uma cota de R$ 1,234567 naquele dia, totalizando 8.100,00591 cotas.
Como é feita a cobrança das cotas?
Essa cobrança é feita por meio de redução das cotas – daí o apelido “carinhoso” para a tributação – diretamente na fonte e o percentual da alíquota cai conforme o prazo do investimento.