Para que serve o sensor hall do distribuidor?
Índice
- Para que serve o sensor hall do distribuidor?
- Como testar o sensor House?
- Como funciona sensor de rotação 3 fios?
- Como ligar um sensor Hall?
- Como testar sensor de fase Celta?
- Como funcionam os sensores de fase?
- Como identificar o pulso do sensor?
- Qual o nível de tensão do sensor de fase?
- Como é verificada a alimentação do sensor de fase do motor?
Para que serve o sensor hall do distribuidor?
Sensor de Rotação Hall Os sensores Hall são utilizados principalmente como: sensores de velocidade do veículo; sensores de rotação da árvore de manivela (virabrequim); sensor de posição do eixo da borboleta de aceleração (TPS), posição da EGR, entre outros (veículos mais recentes);
Como testar o sensor House?
Para verificar a saída de um sensor de efeito Hall com um multímetro, também conhecido como um voltímetro digital de ohm, conecte as sondas do instrumento entre o cabo terra e de saída do sensor. Passe um ímã ao redor dele para testá-lo.
Como funciona sensor de rotação 3 fios?
O sensor funciona com a variação do fluxo magnético. Os dentes da roda dentada passam pelo sensor, fornecendo assim um sinal de corrente alternada informando o módulo do motor, a rotação do motor.
Como ligar um sensor Hall?
O sensor HALL necessita ser alimentado com 5V ou 12V, dependendo do modelo usado. O negativo do sensor é ligado diretamente no pólo negativo da bateria. Ligue o FIO BRANCO com listra VERMELHA ao sinal de rotação do sensor HALL e o FIO BRANCO com listra PRETA no terminal negativo do sensor HALL.
Como testar sensor de fase Celta?
Para testar o sensor você pode:
- com multímetro, avaliar a tensão de corrente alternada enviada pelo sensor;
- também com multímetro, avaliar a resistência elétrica do indutor (bobina);
- ou com osciloscópio, analisar o sinal do sensor (frequência, amplitude, forma da onda etc)
Como funcionam os sensores de fase?
Em alguns veículos que utilizam sensores Hall na árvore de manivelas (virabrequim) ou no eixo comando de válvulas (sensor de fase), as informações de leitura do sensor podem ser (ou não) vitais para o funcionamento do motor, variando conforme o projeto do sistema.
Como identificar o pulso do sensor?
A caneta identifica se existem pulsos de sinal do sensor, através das piscadas dos leds da caneta. Entretanto não é possível identificar se é um pulso de onda quadrada, se o pulso está com a amplitude correta, se tem alguma irregularidade no sinal, no sensor ou roda fônica.
Qual o nível de tensão do sensor de fase?
Em contrapartida, o nível de tensão alto corresponde ao dente da roda fônica. Gráfico do osciloscópio (oscilogramas) do sensor Hall para o veículo Ford Ranger 3.0 NGD. Em outro exemplo de aplicação, o sensor de fase do veículo SUV Renault Master 2.5 Common Rail (2009) tem na sua engrenagem da bomba de alta pressão somente 1 dente de referência.
Como é verificada a alimentação do sensor de fase do motor?
Primeiramente é verificado o diagrama elétrico (dentro da Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online) em busca da alimentação do sensor de fase do motor (CMP) do tipo Hall. Com o diagrama temos a seguinte informação sobre os fios: terminal 1 – fio (verde/vermelho) de alimentação positiva 5 VDC, que vem da unidade de comando (UCE);