Como funciona o sistema de capitanias hereditárias implantadas no Brasil?
Índice
- Como funciona o sistema de capitanias hereditárias implantadas no Brasil?
- Quem participava do sistema de capitanias hereditárias?
- Quando acabou o sistema de capitanias hereditárias?
- O que foi a administração do Brasil chamada de capitanias hereditárias?
- Em que se baseava o sistema de capitanias hereditárias?
- Quais foram as capitanias hereditárias?
- Como foram as capitanias hereditárias implantadas em terras brasileiras?
- Por que a prosperidade dessas duas capitanias?
- Por que as capitanias não tiveram sucesso?
Como funciona o sistema de capitanias hereditárias implantadas no Brasil?
A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes. ... Uma vez possuidores da capitania, os donatários concentravam todo o poder administrativo e jurídico.
Quem participava do sistema de capitanias hereditárias?
Os donatários eram comerciantes e pessoas da pequena nobreza de Portugal que tinham boa relação com a Coroa portuguesa. O desenvolvimento da capitania era função exclusiva do donatário, que recebia o direito de exploração da terra por meio da Carta de Doação.
Quando acabou o sistema de capitanias hereditárias?
As últimas capitanias hereditárias a passar para o domínio direto da coroa foram: a Capitania de São Vicente (vendida em 1709 pelo Marquês de Cascais à coroa portuguesa para a criação da capitania de São Paulo e Minas de Ouro), a Capitania do Espirito Santo (comprada pela coroa em 1715), a Capitania de Pernambuco (em ...
O que foi a administração do Brasil chamada de capitanias hereditárias?
As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. ... Nela definia-se que o donatário era a autoridade máxima judicial e administrativa da capitania. Era ele que controlava a escravização indígena, a aplicação da justiça, penas e recolhimento de impostos.
Em que se baseava o sistema de capitanias hereditárias?
O modelo de colonização adotado por Portugal baseava-se na grande propriedade rural voltada para a exportação. Dois fatores influíram nessa decisão: a existência de abundantes terras férteis no litoral brasileiro e o comércio altamente lucrativo do açúcar na Europa.
Quais foram as capitanias hereditárias?
As Capitanias Hereditárias foram um modelo de ocupação, defesa e administração do território brasileiro instituído pela Coroa Portuguesa onde as terras eram doadas para particulares, que investiam no desenvolvimento da edificação e exploração do território.
Como foram as capitanias hereditárias implantadas em terras brasileiras?
As Capitanias Hereditárias foi o primeiro sistema administrativo implantado por Portugal em terras brasileiras.
Por que a prosperidade dessas duas capitanias?
A prosperidade dessas duas capitanias, segundo o historiador Boris Fausto, está relacionada com o desenvolvimento da produção de açúcar aliado com uma política menos hostil em relação aos indígenas |1|.
Por que as capitanias não tiveram sucesso?
A pessoa que a recebesse deveria, obrigatoriamente, ser cristã, deveria tornar a terra produtiva em até cinco anos e deveria pagar todos os impostos devidos à Coroa. As capitanias não foram um empreendimento de grande sucesso. Das 14 capitanias instaladas, apenas as capitanias de São Vicente e de Pernambuco tiveram relativo grau de sucesso.