É possível executar judicialmente uma empresa que está em recuperação judicial?
Índice
- É possível executar judicialmente uma empresa que está em recuperação judicial?
- O que o devedor em dificuldade deve provar para que o juiz conceda a recuperação?
- Qual o juízo competente para receber o pedido de recuperação judicial?
- O que deverá conter a habilitação de crédito?
- Como funciona o protesto de dívidas?
- Quais as formas de habilitação de crédito na recuperação judicial e falência?
- Qual o prazo para o pagamento de uma dívida?
- Será que fica a cargo do devedor o pagamento da dívida?
É possível executar judicialmente uma empresa que está em recuperação judicial?
Justiça do Trabalho pode executar bens de sócio de empresa em recuperação judicial. O fato de uma empresa estar em recuperação judicial não impede a Justiça de executar as dívidas trabalhistas do empreendimento contra seus sócios, caso seja declarada a desconsideração da personalidade jurídica.
O que o devedor em dificuldade deve provar para que o juiz conceda a recuperação?
Cumpridas as exigências desta Lei, o juiz concederá a recuperação judicial do devedor cujo plano não tenha sofrido objeção de credor nos termos do art. 55 desta Lei ou tenha sido aprovado pela assembleia-geral de credores na forma do art. 45 desta Lei.
Qual o juízo competente para receber o pedido de recuperação judicial?
O Juízo competente para processar e julgar pedido de recuperação judicial é aquele situado no local do principal estabelecimento (art. 3º da Lei n. 11.101/2005), compreendido este como o local em que se encontra “o centro vital das principais atividades do devedor”.
O que deverá conter a habilitação de crédito?
Este documento deverá conter, os requisitos do Artigo 9º da Lei 11.101/2005:
- o nome completo do credor , CPF e endereço completo;
- o valor do crédito que entende devido ao seu favor, atualizado até a data da decretação da falência, ou seja, 20-ago-2010, sua origem e classificação;
Como funciona o protesto de dívidas?
Para entender como ele funciona, leia nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Qual a função do protesto de dívidas? O protesto de dívida é o processo pelo qual uma pessoa — física ou jurídica — registra um valor que ela tem o direito a receber de outra pessoa, também não importando se física ou jurídica.
Quais as formas de habilitação de crédito na recuperação judicial e falência?
Quais as formas de habilitação de crédito na recuperação judicial e falência? A lei de recuperação judicial (11.101/05) confere aos credores em diversos momentos, a possibilidade de informar seus créditos passíveis de recebimento.
Qual o prazo para o pagamento de uma dívida?
Caso o pagamento seja feito, o credor poderá retirar o dinheiro em cartório e o devedor não terá que arcar com as consequências do protesto. No entanto, nas situações em que o pagamento não for efetuado no prazo estipulado, o procedimento tem prosseguimento e a dívida é efetivamente protestada por meio de um documento chamado lavratura de protesto.
Será que fica a cargo do devedor o pagamento da dívida?
É importante lembrar que fica a cargo do devedor o pagamento da dívida, bem como das taxas, emolumentos e custos para o processo de protesto, além dos juros e correções que contam a partir da data que o título for protestado em cartório. Sentenças condenatórias referentes a processo civil.