Como funciona o sistema de exploração da economia da mita?
Índice
- Como funciona o sistema de exploração da economia da mita?
- O que era a encomienda e a mita?
- Qual a principal diferença entre a mita e a encomienda formas de exploração na América espanhola )?
- O que era a Mita na América espanhola?
- Quais eram as duas formas de trabalho forçado na América Espanhola?
- Quais as formas de trabalho na América Espanhola?
Como funciona o sistema de exploração da economia da mita?
A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
O que era a encomienda e a mita?
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. ... Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém.
Qual a principal diferença entre a mita e a encomienda formas de exploração na América espanhola )?
Mita era o trabalho forçado na América espanhola. Encomienda era o trabalho indígena baseado nas trocas com os colonizadores.
O que era a Mita na América espanhola?
Na América Espanhola, durante o período colonial, foi estabelecida uma forma de trabalho obrigatória, imposta aos indígenas desta região. A mita foi largamente aplicada nas minas e nas propriedades mais importantes, especialmente no Peru e na região conhecida como Alto Peru. ...
Quais eram as duas formas de trabalho forçado na América Espanhola?
Na América Espanhola, ocorreram duas formas de trabalho compulsório: a mita (os índios eram escalados, por sorteio, para uma temporada de trabalho) e a encomienda (neste caso, comunidades indígenas inteiras ficavam sobre a proteção religiosa de um “encomendero” que, em troca, utilizava os indígenas como mão de obra ...
Quais as formas de trabalho na América Espanhola?
A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base para a exploração da América espanhola, e utilizou duas formas diferentes: a “encomienda” e a “mita”. É importante lembrar que colonialismo e trabalho compulsório foram as bases da acumulação mercantilista.