Como são obtidos os dados do Sistema de Informação de mortalidade?
Índice
- Como são obtidos os dados do Sistema de Informação de mortalidade?
- Como funciona o Sistema de Informação sobre mortalidade?
- Quais os sistemas de informação que monitora e fornece Informações a respeito da mortalidade?
- Quem preenche o sim?
- Quais os coeficientes mais utilizados pelo sim?
- O que corresponde à taxa de mortalidade?
- Como foi desenvolvido o sistema de informação sobre mortalidade?
- Como é possível a captação de dados sobre mortalidade?
- Como disponibilizar os dados de disseminação de mortalidade?
- Quais são as taxas de mortalidade infantil?
Como são obtidos os dados do Sistema de Informação de mortalidade?
O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO). Trata-se de um documento fornecido pelo Ministério da Saúde, em três vias, pré-numeradas sequencialmente e distribuído pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Como funciona o Sistema de Informação sobre mortalidade?
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbitos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.
Quais os sistemas de informação que monitora e fornece Informações a respeito da mortalidade?
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo DATASUS para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.
Quem preenche o sim?
O Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), é o gestor, em instância federal, do SIM, de acordo com o inciso IV do art. 1º da Portaria nº 130/GM, de 12 de fevereiro de 1999. Suas atribuições são cumpridas pela Coordenação Geral de Análise de Informações em Saúde (CGAIS).
Quais os coeficientes mais utilizados pelo sim?
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
O que corresponde à taxa de mortalidade?
A Taxa de Mortalidade é um índice utilizado na demografia, que se refere ao número de mortes registradas - geralmente por mil habitantes -, em determinada unidade geográfica (países, unidades da federação, regiões metropolitanas ou municípios) em um determinado período de tempo.
Como foi desenvolvido o sistema de informação sobre mortalidade?
O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi desenvolvido e implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1975, envolvendo alguns estados que já coletavam essas informações, com o ajuste dos respectivos sis- temas, e todos os municípios de capital.
Como é possível a captação de dados sobre mortalidade?
A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área. Toda a população brasileira.
Como disponibilizar os dados de disseminação de mortalidade?
Esta página tem como objetivo disponibilizar os bancos de dados de disseminação de mortalidade (DO_BDD), sendo inicialmente disponibilizados os registros referentes aos anos de 20.
Quais são as taxas de mortalidade infantil?
A título de exemplo citamos as taxas de mortalidade infantil e seus componentes, taxa de mortalidade materna, taxas de mortalidade por causas específicas, etc. que podem ser desagregadas espacialmente em diversos níveis e acompanhadas no tempo.