Como ocorre a excitação cardíaca?

Índice

Como ocorre a excitação cardíaca?

Como ocorre a excitação cardíaca?

É o sistema de condução intrínseca do coração que controla as contrações cardíacas. O impulso é gerado no nó sinoatrial (SA), as vias internodais conduzem esse impulso para o nó atrioventricular (AV), no qual retarda o impulso antes que ele chegue aos ventrículos.

Como ocorre a auto excitação do nodo sinusal?

Em condições fisiológicas a auto excitação do nodo sinusal funciona como um marca-passo cardíaco com frequência de 70-80 vezes por minuto. Entretanto o nodo A-V e as fibras de Purkinje também tem a capacidade de auto excitação com frequências de 40-60 e 15-40 vezes por minuto respectivamente.

Quais os componentes do sistema de condução e excitação cardíaca?

Os componentes deste sistema são os nós sinoatrial e aurículo-ventricular, o feixe aurículo-ventricular, com os seus ramos esquerdo e direito e o plexo subendocárdico das células de condução ventricular (fibras de Purkinje).

Como acontece o sistema de condução e o potencial de ação no coração?

Sistema de Condução Cardíaca (His-Purkinje) O coração é dotado de um sistema especial para (1) gerar impulsos elétricos rítmicos que causam contrações rítmicas do miocárdio e (2) conduzir os impulsos rapidamente por todo o coração. Este sistema condutor que é responsável pela sincronia dos eventos do ciclo cardíaco.

Como é feito o controle da atividade elétrica do coração?

O controle da atividade cardíaca é feito sistema nervoso simpático e parassimpático, que inervam de forma abundante o coração (GUYTON; HALL, 2006). O nó SA está localizado na parede posterior do átrio direito, onde a veia cava chega ao coração. O nó AV está na porção inferior do septo interatrial.

Como acontece a distribuição do sistema de Purkinje?

Após se ter originado no nodo SA, o impulso é propagado, primeiro pelos átrios, provocando sua contração. ... Após esse retardo, o impulso é propagado com muita rapidez pelo Sistema de Purkinje dos ventrículos, fazendo com que os dois ventrículos contraiam com força máxima dentro de poucos centésimos de segundos.

Como ocorre o retardo na transmissão no nodo Av qual sua importância?

Retardo da condução do impulso no nodo atrioventricular O sistema condutor atrial é organizado de tal modo que o impulso cardíaco não se propague dos átrios aos ventrículos muito rapidamente, o que permite que os átrios se contraiam e esvaziem seu conteúdo nos ventrículos antes que comece a contração ventricular.

O que é o sistema de Purkinje que estruturas o compõe?

As Fibras de Purkinje constituem um sistema especial de condução do estímulo elétrico no coração que permite que este se contraia de maneira coordenada. Está composto de fibras musculares cardíacas especializadas. São fibras largas que intervêm na condução do nodo atrioventricular (AV) para os ventrículos.

Como é composto o sistema de condução elétrica do coração?

Os tecidos especializados que geram e conduzem impulsos elétricos através do coração, são o nó sinoatrial (nó SA), nó atrioventricular (nó AV), feixe de His e fibras de Purkinje (VAN DE GRAAF, 2003).

Quem é o músculo cardíaco?

Cada bomba é constituída por um átrio e um ventrículo. FISIOLOGIA DO MÚSCULO CARDÍACO - É composto por três tipos de músculos: 1. Músculo Atrial 2. Músculo Ventricular 3.

Qual a fisiologia do sistema de condução cardíaco?

FISIOLOGIA DO SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACO ARRITMIAS CARDÍACAS FISIOLOGIA DO SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACO  Existe uma hierarquia de automatismo do tecido cardíaco, com diversas células com capacidade de despolarização.

Como ocorre a inervação do músculo cardíaco?

A inervação do músculo cardíaco ocorre de duas formas. A extrínseca que provém de nervos situados fora do coração. E intrínseca que constitui um sistema só encontrado no coração e que se localiza no seu interior. A inervação extrínseca deriva do sistema nervoso autônomo, isto é, simpático e parassimpático.

Como funciona o débito cardíaco?

O volume de sangue ejetado por cada ventrículo a cada minuto é denominado Débito Cardíaco (DC). A ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras, é feito graças um interessante sistema condutor e excitatório presente no tecido cardíaco: O Sistema de Purkinje.

Postagens relacionadas: