O que é o sistema de lodos ativados?

Índice

O que é o sistema de lodos ativados?

O que é o sistema de lodos ativados?

O sistema de lodos ativados é mundialmente utilizado para o tratamento de despejos domésticos e industriais, em situações em que são necessários, principalmente, uma elevada qualidade do efluente tratado. ... O sistema de lodos ativados possui duas modalidades: Aeração convencional; e Aeração prolongada.

Como é o processo de lodo ativado?

O processo é constituído de duas unidades: o tanque de aeração e o decantador secundário. No tanque de aeração ocorre a decomposição aeróbia do substrato orgânico solúvel e a formação de flocos biológicos para posterior sedimentação no decantador secundário.

Quais são as vantagens e desvantagens dos sistemas de tratamento de lodo ativados?

Lodos Ativados
VantagensDesvantagens
Alta eficiência na remoção da DBOComplexidade operacional
Controle operacional preciso e flexívelGrande produção de lodo excedente
Seus resultados dependem pouco de condição climáticaBaixa eficiência na remoção de patógenos
Oportunidade para remoção de nutrientes e estabilização do lodo

Por que o processo de lodos ativados geram lodos que precisam ser constantemente removidos?

O sistema de lodos ativados não exige grandes requisitos de áreas como por exemplo as lagoas. ... Porém uma taxa equivalente ao crescimento das bactérias (lodo biológico excedente) deve der retirada, pois se fosse permitido que as bactérias se reproduzissem continuamente, alguns problemas poderiam ocorrer.

O que é o processo de aeração?

Este processo consiste em colocar a água em contato estreito com uma fase gasosa (geralmente o ar) para transferir substâncias solúveis do ar para a água, aumentando seus teores de oxigênio e nitrogênio, e substâncias voláteis da água para o ar, permitindo a remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do ...

Qual o nível de tratamento que pertence os lodos ativados?

Uma das modalidades mais largamente utilizadas é o processo de lodos ativados, que pode ser enquadrado como tratamento aeróbio, de crescimento em suspensão na massa líquida e com retenção de biomassa.

É considerado um tratamento somente físico de efluente o processo de?

O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais. Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.

O que é DBO onde é usada?

A DBO ajuda no combate à poluição. ... O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com estes valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar esta matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's).

Por que o excesso de lodo é ativado?

O excesso de lodo, decorrente do crescimento biológico, é extraído do sistema sempre que a concentração da biomassa do tanque de aeração ultrapassa os valores de projeto. O lodo, normalmente, passa por uma etapa de adensamento e desaguamento. O sistema de lodos ativados possui duas modalidades: Aeração convencional; e Aeração prolongada.

Qual é o controle da produção de lodo?

De modo geral, o controle da produção de lodo se refere-se à parte de regular a idade do lodo e a sua taxa de recirculação, assim como o TDH.

Qual a necessidade de remoção do lodo?

Há necessidade da remoção de uma quantidade de lodo (bactérias) equivalente à que é produzida. Este lodo removido necessita de uma estabilização na etapa de tratamento do lodo.

Qual o tempo de detenção do lodo retirado?

O tempo de detenção hidráulico é bem baixo, da ordem de 6 a 8 horas e a idade do lodo em torno de 4 a 10 dias. Como o lodo retirado ainda é jovem e possui grande quantidade de matéria orgânica em suas células, há necessidade de uma etapa de estabilização do lodo.(SPERLING,1997).

Postagens relacionadas: