Como funciona empresa Lucro Real?

Índice

Como funciona empresa Lucro Real?

Como funciona empresa Lucro Real?

A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração. Para cálculo do Imposto de Renda de pessoas jurídicas, a alíquota é de 15% para lucro de até R$20.000,00 mensais, e 25% nos casos em que o lucro for superior a esse valor no mesmo período.

Como fazer a contabilidade de uma empresa de Lucro Real?

As empresas que optam pelo Lucro Real recolhem seus impostos com base no lucro líquido auferido no período – que pode ser encontrado pela subtração entre a receita e as despesas dedutíveis.

Quais empresas podem optar pelo Lucro Real?

Toda empresa pode optar pelo Lucro Real?

  • Para setores financeiros: Abrangendo, instituições independentes, bancos, cooperativas de crédito, entre outros;
  • Empresas que obteve lucros e fluxo de capital com origem estrangeira;

Qual a vantagem do Lucro Real para as empresas?

O Lucro Real permite que as empresas possam recolher os tributos mensalmente calculados com base na receita bruta, de acordo com um percentual de lucro estabelecido na legislação, de forma semelhante ao Lucro Presumido. ... Estes impostos são: o IPI incidente sobre as vendas e o ICMS devido por substituição tributária.

Quando vale a pena ir pro Lucro Real?

Nos casos em que a margem de lucro seja menor, o melhor é utilizar o lucro real, pois dessa forma evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que não existiu. ... No lucro real, disponível a todas as empresas e obrigatório para quem fatura mais de R$ 48 milhões, os impostos são calculados com base no lucro apurado.

O que é necessário para fazer lucro real?

Lucro real é uma forma de apurar o IRPJ e a CSLL, com base no lucro que, de fato, a empresa teve no período. ... Ao não enviar notas fiscais de entradas e serviços tomados, você poderá não aproveitar valores que poderiam abater do seu lucro, passando a recolher imposto a maior que o devido.

Quais as despesas que podem ser deduzidas no lucro real?

  • CONCEITO DE DESPESA OPERACIONAL DEDUTÍVEL.
  • TRIBUTOS E MULTAS POR INFRAÇÕES FISCAIS.
  • FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.
  • DESPESA COM CONSERVAÇÃO DE BENS E INSTALAÇÕES.
  • JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO.
  • OUTROS JUROS DE CAPITAL.
  • DESPESA COM PESQUISA CIENTÍFICA.
  • DESPESA COM ALUGUEL E ROYALTIES.

Quais são os impostos sobre prestação de serviços?

Mas você sabe quais são os impostos incidentes sobre prestação de serviços? Além do conhecido ISS, as empresas também podem ser cobradas por outros impostos de prestação de serviços, como PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.

Quais são os impostos do lucro real?

Impostos do Lucro Real IRPJ e CSLL. No Lucro Real, o IRPJ e CSLL podem ser recolhidos trimestralmente ou a uma única vez no ano, de acordo com a lei N° 9.430/1996. Esses tributos serão calculados através do lucro líquido (que será abordado nas próximas linhas) da empresa e possuem as seguintes alíquotas: IRPJ: 15%; CSLL: 9%.

Quais são os impostos na nota fiscal de lucro presumido?

Os impostos na nota fiscal de serviços Lucro Presumido, por exemplo, serão diferentes daqueles que se encaixam em uma empresa enquadrada no Lucro Real ou Simples Nacional. Confuso? Continue lendo a postagem que tudo vai ficar bem mais claro…

Por que algumas empresas preferem o lucro presumido?

Por que algumas empresas preferem o Lucro Presumido? As empresas costumam optar pelo Lucro Presumido porque o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) acaba sendo mais fácil de lidar, assim como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambos pré-definidos.

Postagens relacionadas: