Quais as doenças que integram o PNTN?

Índice

Quais as doenças que integram o PNTN?

Quais as doenças que integram o PNTN?

As doenças que integraram o PNTN naquele momento foram: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.

O que é a Falcização?

Estas alterações culminam com um evento conhecido como falcização, que é a mudança da forma normal da hemácia para a forma de foice, resultando em alterações da reologia dos glóbulos vermelhos e da membrana eritrocitária. O processo primário deste evento é a polimerização ou gelificação da desoxiHbS.

Qual é o destino do sangue desde que ele foi coletado até a sua utilização transfusão para um paciente?

O sangue doado é fracionado para envio aos hospitais e pacientes que estejam necessitando. O sangue é fracionado em 4 hemocomponentes principais: Concentrado de hemácias (CHM) – é a parte vermelha do sangue que contém as hemácias, células sanguíneas, responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o corpo humano.

Quais as indicações para realização de uma transfusão sanguínea?

A publicação recomenda dois limites de hemoglobina que indicam transfusão: 7 g/dL em adultos hemodinamicamente estáveis, mesmo em terapia intensiva; e 8 g/dL para pacientes com doença cardiovascular ou em pré-operatório de cirurgia cardíaca ou ortopédica, sendo o alvo limite de hemoglobina de 10 g/dL.

Qual é o genótipo da pessoa com anemia falciforme?

Indivíduos normais apresentam genótipo HbAA (homozigose). A chamada anemia falciforme ocorre quando o indivíduo é HbSS (homozigose). Quando o indivíduo herda de um progenitor a HbA e do outro a HbS, diz-se que ele possui o traço falciforme (heterozigose).

O que é o exame de Falcemia?

Exames para anemia falciforme são usados para detectar a presença de hemoglobina S e verificar se uma pessoa tem uma ou duas cópias do gene da hemoglobina S. A presença de outras variantes da hemoglobina pode ser detectada por alguns exames, mas são necessário testes adicionais para determinar o tipo de hemoglobina.

Quais são as triagens neonatais?

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de ser submetido, gratuitamente, à realização de quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados “exames da triagem neonatal”, sendo eles: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho.

O que é feito na triagem neonatal?

A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas, no período neonatal a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas ...

Por que o uso de sangue e hemocomponentes?

O uso de sangue e hemocomponentes é uma prática cara para o SUS, que necessita e utiliza tecnologia de ponta e recursos humanos alta- mente especializados, e tem seu fornecimento diretamente relacionado à doação voluntária.

Como funciona a transfusão de hemácias?

3 5 1 Indicações e contra-indicações 48 3 5 2 Dose e modo de administração 49 4 TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTE EM PEDIATRIA 53 4 1 Transfusão de sangue total (ST) 55 4 2 Transfusão de concentrado de hemácias (CH) 58

Quais são os serviços mais completos do sangue?

Serviços mais completos executam todas as etapas do ciclo do sangue, que correspondem à captação de doado- res, à triagem clínica, à coleta de sangue, ao processamento de sangue em hemocomponentes, às análises sorológicas e imunohematológicas no sangue do doador, ao armazenamento e à distribuição destes pro- dutos e à transfusão.

Quais são as vantagens dos hemocomponentes?

Tais particularidades, tornam indispensável a ra- cionalização na utilização dos hemocomponentes, considerando sem- pre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso.

Postagens relacionadas: