Como funciona o sistema de freio de um trem?

Índice

Como funciona o sistema de freio de um trem?

Como funciona o sistema de freio de um trem?

Os atuais sistemas de freio da EFVM funcionam através da transmissão de sinais pelo ar do encanamento geral (EG) da composição. Estes sinais – que correspondem à modulação da pressão no EG – iniciam-se na parte frontal do trem e são transmitidos por esta tubulação até a parte traseira do mesmo.

Como freia o trem?

Disco e sapata - "Os trens têm vários sistemas. Os dois mais importantes são o elétrico, que reverte a função dos motores transformando-os em geradores, e o de atrito, que atua através de sapatas ou sapatilhas aplicadas em rodas ou discos”, explica Santos Júnior.

Como funciona os freios dos trens do metrô?

Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM. Esse sistema reduz de cerca de 100 km/h para aproximadamente 12 km/h a velocidade do trem. Na fase seguinte, entra em ação o sistema de serviço, ou sapata. Ele fará os vagões pararem na estação.

Como o trem não sai do trilho?

Como as rodas são solidárias, ou seja, são fixas a um mesmo eixo e giram na mesma rotação, o aspecto cônico garante que, em uma curva, a parte da roda externa que toca o perfil do trilho tenha um raio maior, o que possibilita que ela percorra uma distância também maior. ...

Como funciona o sistema de freio de uma locomotiva?

Este sistema de freios funciona através de ar comprimido com objetivo de reduzir a velocidade do trem ou de mantê-lo parado. Os freios são aplicados em via de regra com a redução da pressão no encanamento geral (EG), gerando o efeito inverso, alívio dos freios, com o aumento da pressão no encanamento geral (EG).

Porque o trem não pode parar?

Trens não são brinquedo (exceto os trens de brinquedo, claro). Um trem de carga pode chegar a vários quilômetros de comprimento. Em casos extremos eles pesam mais de 18 mil toneladas, e por causa de um sujeito chamado Isaac Newton, isso é um monte de inércia.

Postagens relacionadas: