O que é home care e como funciona?

Índice

O que é home care e como funciona?

O que é home care e como funciona?

Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade, hoje uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, visa permitir desospitalização precoce dos pacientes e tem como principais usuários pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.

O que está incluso no home care?

Home care é a prestação de cuidados de saúde em casa, geralmente indicada por um médico para dar continuidade a um tratamento de forma mais confortável. Esse serviço costuma ser prestado por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.

Quais são as vantagens do Home Care para o paciente?

Vantagens do Home Care

  • Envolvimento da família e humanização. ...
  • Atenção individualizada e manutenção da rotina. ...
  • Segurança para o paciente e melhor adesão ao tratamento. ...
  • Redução do tempo de internação hospitalar. ...
  • Menor risco de infecção hospitalar. ...
  • Liberação de leitos.

O que precisa para trabalhar de Home Care?

Para atuar nessa área, é preciso, antes de qualquer coisa, ser um profissional da saúde, como um técnico em enfermagem, um médico, um enfermeiro, um nutricionista, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional ou um fonoaudiólogo.

Como funciona o home care?

Já o Home Care é um serviço mais amplo, que abrange uma gama maior de profissões, como técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas etc. Em vez de um profissional ficar encarregado de tudo, ele se integrará a uma equipe responsável por melhorar a qualidade de vida do paciente nas mais diversas áreas possíveis.

Quais são as formas de atendimento de home care?

Dentro de um modelo de Home Care existem inúmeras formas de atendimento, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista ou aplicação de medicação via endovenosa (ou intramuscular); monitoramento e atendimentos médico e de enfermagem. Além disso, há ainda a “verdadeira” internação domiciliar, que consiste na presença de um técnico de ...

Qual a elegibilidade para o home care?

Elegibilidade para o Home Care. A elegibilidade de um paciente para Home Care pode ser definida pela operadora ou por normas da regulação de saúde. Não há uma lei específica sobre o assunto. Contudo, os critérios da ABEMID (Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar) e da NEAD são as mais utilizadas.

Quais são os critérios mais comuns para home care?

Ao ler os critérios, a nutrição por gastrostomia, traqueostomia com ventilação mecânica e dependência total de cuidados diários são os critérios mais comuns para concessão de Home Care.

Postagens relacionadas: