Como funciona o supletivo do Ensino Médio?

Índice

Como funciona o supletivo do Ensino Médio?

Como funciona o supletivo do Ensino Médio?

Enquanto no ensino médio tradicional o aluno precisa de 3 anos para fazer o primeiro, o segundo e o terceiro ano, no supletivo ensino médio o curso completo pode ser concluído em um ano e meio, ou seja, na metade do tempo.

O que é EJA supletivo?

Também conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA), o supletivo é o ensino voltado ao público que, por algum motivo, teve que interromper os estudos e não concluiu a educação básica. A modalidade, criada pelo governo federal, tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso de todos ao ensino.

Como é que funciona o supletivo?

O supletivo é consideravelmente mais rápido que a formação tradicional. Em resumo: no supletivo você tem como se formar na metade do tempo. No caso do ensino fundamental, são seis meses por série. Sendo assim, para concluir as quatro séries a partir da sexta, o aluno tem, no mínimo, 24 meses (ou dois anos).

Qual a idade mínima para fazer o supletivo do ensino médio?

18 anos Vale lembrar que o supletivo é destinado aos que não concluíram o processo de educação básica na idade regular. O acesso aos cursos, portanto, é permitido apenas para pessoas acima dos 18 anos, ou acima de 15 para o ensino fundamental.

Qual é a diferença entre EJA e supletivo?

O nome Ensino Supletivo foi substituído por Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Ministério da Educação (MEC). ... Por isso, supletivo e EJA são expressões que se referem a mesma modalidade e processo de ensino, não havendo diferenças entre eles.

Qual o propósito do EJA e supletivo?

Tanto o EJA quanto o Supletivo possuem o mesmo propósito de oferecer a pessoas que precisaram parar de estudar a possibilidade de finalizar a educação básica. Como o Supletivo surgiu no Brasil? A educação para jovens e adultos tem origem no período colonial do Brasil.

Como é o EJA Supletivo para o ensino médio?

O EJA supletivo para o ensino médio é indicado para aquelas pessoas que não concluíram o segundo grau, independentemente da razão. Para se inscrever, basta ter 18 anos ou mais e ter terminado o ensino fundamental. O ingresso ao programa é gratuito e deve ser feito, conforme reforçamos, em uma unidade de educação devidamente habilitada.

Qual a modalidade do EJA?

Lembrando que, independentemente da modalidade escolhida, é fundamental que o supletivo EJA seja realizado por meio de uma instituição habilitada e autorizada para oferecer o programa. Somente assim você conseguirá obter um diploma válido, que poderá ser utilizado para entrar em faculdades, conforme falaremos adiante no artigo.

Como a EJA é ofertada?

Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância ( EAD ), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil.

Postagens relacionadas: