Como funciona o sistema digestório dos platelmintos?

Índice

Como funciona o sistema digestório dos platelmintos?

Como funciona o sistema digestório dos platelmintos?

Quando o sistema digestivo está presente nos platelmintos, possui uma única abertura, constituindo boca, faringe e intestino, que termina em fundo cego (caso das planárias e esquistossomos). ... As espécies menores possuem um intestino simples com formato de um saco com uma faringe simples ou bulbosa.

Quais são as principais características dos platelmintos?

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.

Como os platelmintos absorvem nutrientes?

Os organismos platelmintos ainda não possuem órgãos especializados na respiração e na circulação de substâncias. Dessa forma, as trocas gasosas ocorrem através da pele e dos tecidos por difusão, e os nutrientes são absorvidos diretamente pelas células dos tecidos.

O que é o sistema digestório completo?

Designação do tubo digestivo com duas aberturas, nomeadamente uma boca para a entrada de alimentos e um ânus para eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos.

Como funciona a excreção dos anelídeos?

Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.

Como é feita a respiração dos platelmintos?

Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica.

Quais são as principais características das Planarias?

A planária é um platelminto de vida livre. Alguns platelmintos apresentam sistema digestório, que é ausente em outras espécies. O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, sendo a boca a única abertura para o trato digestivo. Não apresentam sistema circulatório, tampouco sistema esquelético.

Qual as principais características dos invertebrados?

Principais características dos animais invertebrados Endoesqueleto: os animais invertebrados não possuem coluna vertebral, por esse motivo, não têm endoesqueleto, ou seja, não possuem o esqueleto interno que é responsável pela sustentação e locomoção.

Como funciona o sistema nervoso nos vertebrados?

Nos vertebrados o sistema nervoso é muito mais elaborado e complexo. O tubo nervoso central sobre considerável aperfeiçoamento desde os grupos mais simples até os mais complexos, formando-se órgãos especializados no controle de diversas funções sensoriais e motoras facilitando o ajuste do organismo desse animal aos mais diversos meios.

Qual o aumento da complexidade do sistema nervoso?

O aumento da complexidade do sistema nervoso. A coordenação nervosa dos animais pluricelulares surge pela primeira vez nos cnidários e é representada por um tecido formado por células nervosas que se organizam como uma rede. Tocando-se uma hidra com uma pequena agulha em determinado ponto do corpo, o impulso nervoso gerado se propaga como uma onda.

Qual a coordenação do sistema nervoso?

A coordenação nervosa envolve a participação das células nervosas, os chamados neurônios. A coordenação hormonal conta com a participação de hormônios, substâncias químicas que se espalham pelo sangue e conectam diversos órgãos, controlando as suas ações. O aumento da complexidade do sistema nervoso

Como funciona a coordenação nervosa nos moluscos?

Nos moluscos, a coordenação nervosa continua a ser feita por um sistema ganglionar, nos mais complexos, como polvos e lulas, há verdadeiros “cérebros” controladores das atividades dos animais, que são capazes de executar ações altamente complexas, como, por exemplo, o reconhecimento da forma de objetos e de cores.

Postagens relacionadas: