Qual a função de um soft starter?

Índice

Qual a função de um soft starter?

Qual a função de um soft starter?

O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.).

Quais são as formas de ligação de uma soft starter?

Diagrama e esquema de ligação de uma soft starter. Os cabos de alimentação estão ligados na entrada do disjuntor motor. Da saída do disjuntor motor os cabos de carga são ligados aos bornes de carga da soft starter. Dos bornes de saída da soft starter três cabos alimentam os bornes do motor de indução trifásico.

Qual a diferença entre soft starter é inversor de frequência?

Basicamente, quando o objetivo é o simples acionamento do motor, usamos o soft starter. Quando o objetivo for além da partida, conseguir controlar as ações da ponta do eixo do motor e/ou automatizar o processo deve-se utilizar o inversor de frequência.

Quais as diferenças entre chave compensadora estrela triangulo soft starter é inversor de frequência?

Ele substitui muito bem outras técnicas usadas para dar partida em um motor, como a partida direta, a partida estrela-triângulo e a partida compensadora. ... A característica que mais os diferencia, é o fato do inversor de frequência conseguir alterar a velocidade do motor, o que não é possível com o soft-starter!

Como fazer o dimensionamento de uma soft starter?

Dimensionar a soft-starter para acionar um ventilador o qual está acoplado um motor de 175 cv, IV polos, 3 A. O tempo de aceleração da soft-starter está parametrizado em 30 s. A moto-bomba partirá 10 vezes por hora. A corrente limite da soft-starter está ajustada para 3,5In.

Quem criou o soft starter?

Nikola Tesla Concentrado na França, Nikola Tesla cria o primeiro motor elétrico de indução.

Postagens relacionadas: