Como achar a equação da reta tangente e da reta normal?
Índice
- Como achar a equação da reta tangente e da reta normal?
- O que é uma reta normal a curva?
- Qual é a reta secante?
- Como encontrar a equação da reta tangente a curva?
- Como encontrar a equação da reta tangente a Circunferencia?
- Qual é a equação reduzida da reta?
- Como reescrever essa equação?
- Como calcular o coeficiente angular da reta?
- Qual é a equação que nós queremos?
Como achar a equação da reta tangente e da reta normal?
A reta normal `a curva y = f(x), no ponto P0 dessa curva, é a reta que passa por P0 perpendicularmente `a curva. Isto, é, r é normal `a curva y = f(x), no ponto P0, quando r é perpendicular `a reta tangente `a curva nesse ponto.
O que é uma reta normal a curva?
Definição de reta normal: Seja uma curva y=f(x) derivável no ponto P. Assim, a reta que passa por P e é perpendicular à curva em P é chamada de reta normal à curva no ponto P.
Qual é a reta secante?
Reta secante: Uma reta é secante a uma circunferência se essa reta intercepta a circunferência em dois pontos quaisquer, podemos dizer também que é a reta que contém uma corda. Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P.
Como encontrar a equação da reta tangente a curva?
Descubra a derivada primeira da função para obter f'(x), a equação para o declive da tangente. Solucione f'(x) = 0 para encontrar possíveis pontos extremos. Pegue a derivada segunda para obter f''(x), a equação que indica a você quão rapidamente o declive da tangente muda.
Como encontrar a equação da reta tangente a Circunferencia?
Para encontrarmos a equação da reta tangente, iremos utilizar a expressão da distância do centro da circunferência até a reta tangente, distância esta que deve ser igual a r. Veremos então alguns exemplos que necessitam dessa análise e dos cálculos que devem ser realizados para encontrarmos a equação da reta tangente.
Qual é a equação reduzida da reta?
Qual é a equação reduzida da reta? Na geometria analítica, buscamos uma lei de formação para descrever figuras planas, como a circunferência, uma parábola, a própria reta, entre outras. A reta possui duas possibilidades de equação, a equação geral da reta e a equação reduzida da reta. A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, ...
Como reescrever essa equação?
RKA - Reescreva y igual a 2 terços de x + 4 sétimos na forma padrão. A equação deve estar simplificada, o que significa que todos os números devem ser inteiros, que não possuem fatores em comum diferentes de 1. Vamos nos preocupar com isso aqui daqui a pouco, vamos ver se a gente consegue reescrever essa equação aqui.
Como calcular o coeficiente angular da reta?
Como temos a equação reduzida da reta, então: Podemos calcular o coeficiente angular usando o ponto A (a,0) que a reta intercepta o eixo x e o ponto B (0,b) que intercepta o eixo y: Considerando n = b e substituindo na forma reduzida, temos: Dividindo todos os membros por ab, encontramos a equação segmentária da reta:
Qual é a equação que nós queremos?
Portanto, a equação que nós queremos é y igual a 2 terços de x + 4 sobre 7. E, aqui, dessa forma aqui, ela está escrita na equação reduzida da reta, daquela forma y igual a mx mais um determinado número "b".