Como é o funcionamento de um reator nuclear?

Índice

Como é o funcionamento de um reator nuclear?

Como é o funcionamento de um reator nuclear?

O reator nuclear converte a energia nuclear advinda da fissão do urânio em energia térmica para que, consequentemente, esta possa ser transformada em energia mecânica e elétrica. O núcleo atômico do urânio absorve nêutrons que foram lançados contra ele e então é capaz de passar pelo processo de fissão.

Qual a função da água dentro de um reator?

Alguns reatores nucleares mais modernos têm usado como moderador a água pesada (D2O), em que os átomos de deutério (isótopo do hidrogênio) ficam no lugar dos átomos de hidrogênio. ... De modo resumido, a fissão libera calor que faz a água ferver, sendo que seu vapor aciona uma turbina geradora, que produz eletricidade.

Qual a função dos reatores nucleares?

Os reatores nucleares foram desenvolvidos para que pudessem sustentar uma reação em cadeia contínua de fissão, que acontece em um combustível de urânio sólido cercado por água e feito somente para esse objetivo. Então, quando o reator é ligado, os átomos de urânio se dividem, liberam nêutrons e se aquecem.

Por que o reator nuclear fica dentro da água em um reservatório com alta pressão?

A energia gerada em forma de calor faz com que a temperatura da água se eleve no interior do reator, a ponto de ela ser transformada em vapor. Esse vapor aciona uma turbina, que gera a energia elétrica.

Como funciona um reator nuclear de água pesada?

Reator Nuclear de Água Pesada (HWR) Em seu design mais comum, os tubos de combustível nuclear são introduzidos em um navio que contém o moderador. O refrigerante é mantido sob pressão para manter seu estado líquido. O vapor é produzido em trocadores de calor através dos quais circula água leve.

Quais são os componentes de um reator nuclear?

Referências

  • Núcleo do reator nuclear.
  • Varetas de combustível nuclear.
  • Nuclear combustível.
  • Hastes de controle.
  • Moderador nuclear.
  • Refrigerante do reator.
  • Refletor de nêutrons.
  • Escudo do reator nuclear.

Quais as três funções da água no reator?

O sódio atua como moderador de nêutrons, agente de refrigeração e escudo de radiação. A camada de água diretamente acima do núcleo do reator atua como proteção contra a radiação de forma tão completa que os operadores podem trabalhar acima do reator com segurança.

O que significa a sigla do reator PWR *?

Um reator de água pressurizada, também referido pela sigla PWR (do inglês pressurized water reactor), é o tipo de reator nuclear que constitui a grande maioria das centrais de energia nuclear no ocidente e é um dos três tipos de reatores de água leve (LWR, na sigla em inglês), os outros tipos sendo os reatores de água ...

Qual é a função das varetas de fissão nuclear?

As varetas são fechadas, com o objetivo de não deixar escapar o material nelas contido (o urânio e os elementos resultantes da fissão) e podem suportar altas temperaturas.

Qual o benefício da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Quais são os reatores nucleares?

Reatores nucleares são câmaras de resfriamento utilizadas para obtenção de energia elétrica em usinas nucleares, após a fissão nuclear. O processo que ocorre dentro das usinas nucleares para geração de energia é chamado de fissão nuclear.

Como funciona o funcionamento de uma usina nuclear?

Quando o circuito primário aquece, uma corrente de água passa por dentro do gerador – que é o circuito secundário. Dentro do circuito secundário, a água é transformada em vapor e é isso que faz com que as turbinas se movimentem e gerem a energia elétrica. Esquema de funcionamento de uma usina nuclear.

Qual é o conceito das usinas nucleares?

No entanto, esse mesmo conceito pode ser usado para algo bem mais produtivo: as usinas nucleares, uma das maiores fontes de energia conhecidas. O conceito delas data do pós-guerra. A primeira usina a entrar em funcionamento como uma matriz elétrica foi a de Obninsk, na extinta União Soviética, em 1954.

Qual o reator nuclear mais usado no mundo?

Atualmente, é o tipo de reator nuclear mais usado em usinas nucleares em todo o mundo. Atualmente, existem mais de 230 reatores nucleares no mundo fabricados com este sistema. É também conhecido como reator de água pressurizada ou PWR (reator de água pressurizada). O reator PWR é freqüentemente usado em engenharia naval.

Postagens relacionadas: