Para que serve o ultrassom terapêutico?

Índice

Para que serve o ultrassom terapêutico?

Para que serve o ultrassom terapêutico?

O tratamento com ultrassom promove a liberação de calor para os tecidos, como tendões, músculos e articulações, diminuindo os sintomas de inflamação e promovendo a regeneração do tecido.

Como funciona o ultrassom terapêutico?

O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos diversos nos tecidos orgânicos, decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).

Quais benefícios fisiológicos estão presentes quando aplicamos as modalidades de ultrassom?

Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...

Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom?

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual, que podem produzir aumento do fluxo sanguíneo e da atividade metabólica; aumento da extensibilidade do colágeno em estruturas tais como tendões, ligamentos e cápsulas articulares; alívio da dor e diminuição do espasmo muscular [6,11].

Qual o benefício do ultrassom na estética?

Ultrassom na estética é uma tecnologia para tratamento da gordura localizada e modelação corporal. O aparelho emite ondas de som acima da frequência audível que produzem microvibrações capazes de romper os adipócitos. Outras aplicações da técnica na estética incluem estímulo de colágeno e tratamento da celulite.

Quais são os parâmetros do ultrassom?

O aparelho de Ultra Som permite a regulagem de todos os parâmetros utilizados como: a frequência que pode ser de 1MHZ para tratar lesões profundas ou 3 MHZ para lesões superficiais, modo pulsado para lesões em fase aguda e contínuo para lesões em fase crônica; intensidade que varia de 0,2 w/cm2 a 2.0 w/cm2; tempo de ...

Quais os modos do ultrassom e quais as indicações para cada modo?

Algumas técnicas de aplicação do ultrassom são:

  • aplicação direta: o aplicador e a pele do paciente ficam em contato direto, utilizando apenas uma fina camada de gel. ...
  • aplicação subaquática: indicada para regiões com contornos irregulares ou áreas que não permitam o contato direto do transdutor.

Quais as principais aplicações do ultrassom?

O ultrassom é usado em diversos campos. Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Em testes não destrutíveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas.

Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom convencional sobre o tecido?

O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico. O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

Qual o efeito fisiológico principal da técnica de US no modo contínuo?

A forma contínua produz maior quantidade de calor decorrente da vibração de partículas celulares, que através do atrito entre si é produzido o efeito térmico, alterando o metabolismo e a permeabilidade das células, auxiliando na cicatrização das feridas e diminuindo o inchaço, sendo também mais eficaz no tratamento de ...

Como pode ser usado o ultrassom?

O ultrassom pode ser usado também no modo subaquático, quando o contato direto não é possível devido à forma irregular da parte a ser tratada. Geralmente utilizado nas extremidades como mãos, punho ou dedos onde seria muito difícil acoplar toda a ERA do equipamento.

Qual a propriedade do ultrassom terapêutico?

Propriedades do ultrassom terapêutico A área de radiação ultrassônica do cabeçote corresponde à área do cristal onde há emissão de ondas sonoras, e chama-se de ERA (Área Efetiva de Radiação). A ERA é sempre menor que a área geométrica do cabeçote.

Quais são as aplicações terapêuticas do UltraSom?

Tiago Petrucci de Freitas1, Luciana Sperb de Freitas2,Emilio Luiz Streck3 Resumo As aplicações terapêuticas do Ultra-som no campo da Fisioterapia produzem uma gama de efeitos biológicos que dependem exclusivamente dos parâmetros utilizados no aparelho de Ultra-som.

Qual a frequência do ultrassom terapêutico?

Frequência do ultrassom terapêutico Quanto às frequências de onda do equipamento pode ser regulado de acordo com a necessidade do paciente, varia de 0,5 a 5 MHZ, sendo que as mais utilizadas são de 1 MHZ e 3 MHZ (ABNT, 1998). Quanto maior a frequência, maior a absorção e menor a profundidade de penetração (HAAR,1999).

Postagens relacionadas: