Quais são as etapas do tratamento de água da Sabesp?

Índice

Quais são as etapas do tratamento de água da Sabesp?

Quais são as etapas do tratamento de água da Sabesp?

Filtração: passagem da água por filtros de areia para retirar as partículas pequenas. Desinfecção: adição de cloro para garantir que a água que chega à sua casa fique livre de bactérias. Fluoretação: adição de flúor na água para prevenir cáries dentárias em toda a população.

Como é o tratamento da água pela Sabesp?

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Quais são as etapas para o processo de tratamento da água?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

O que é sedimentação na Estação de Tratamento de água?

A sedimentação é uma operação unitária, presente nas estações de tratamento de água – ETA, baseada na diferença de densidades entre a água e os sólidos em suspensão, acarretando na deposição e posterior remoção desses sólidos.

Como é feita a desinfecção da água?

O processo de desinfecção da água com cloro se dá através da adição do Cloro (Cl2) na água. A partir de então, este irá anular toda a atividade dos patógenos que estejam presentes na água, deixando-a apta para o consumo humano.

Qual é a importância das estações de tratamento de água?

A Estação de Tratamento de Água, também conhecida como ETA, visa reduzir a concentração de poluentes na água. E, principalmente, eliminar os materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos para o seu consumo. Dessa maneira, tratar a água para que ela não apresente riscos para a saúde pública.

Como funciona uma ETA convencional?

Resumidamente, os sais de alumínio ou de ferro reagem com a água, em meio alcalino, formando flocos. A superfície dos flocos é grande e gelatinosa, o que permite a adsorção ou fixação das impurezas que estão presentes na água.

Como funciona o tratamento de água?

Tratamento de água. As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável.Atualmente, são tratados mais de 119 mil litros de água por segundo. O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases.

Como funciona a estação de tratamento de água dentro da indústria?

A estação de tratamento de água dentro da indústria funciona para que a água usada dentro da indústria não seja descartada no meio ambiente gerando polução e matando a vida aquática. O mesmo caso são para empresa de vários outros ramos a água chega limpa até as empresas e para não ser descartada passa pela estação de tratamento de água.

Como é cobrado o consumo de água?

O valor cobrado é sempre progressivo. Existe um consumo mínimo padrão de 10 m3 ou 10 mil litros de água com um valor fixo. A partir daí, existem faixas de consumo variáveis. As categorias dividem-se em residencial, comercial, industrial e pública.

Postagens relacionadas: