Como é o funcionamento de um transformador?
Índice
- Como é o funcionamento de um transformador?
- Como é dentro do transformador de energia?
- O que é um transformador de energia?
- Qual é a principal função de um transformador?
- Para que serve um transformador?
- Como funcionam os transformadores elétricos?
- Como funcionam os transformadores de tensão?
- Qual o fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores?
- Como é composto o transformador de energia da geradora?

Como é o funcionamento de um transformador?
transformador opera segundo o princípio da indução mútua entre duas (ou mais) bobinas indutivamente acoplados, ou seja, os circuitos não são ligados fisicamente.
Como é dentro do transformador de energia?
O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas. Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada de bobina primária ou enrolamento primário.
O que é um transformador de energia?
O transformador de energia é um dispositivo elétrico responsável por aumentar ou diminuir determinado valor de tensão elétrica, que a gente conhece como volt (v), ou corrente elétrica, amperes (A).
Qual é a principal função de um transformador?
A principal função dos transformadores é a de mudar o valor da tensão elétrica e da corrente elétrica, elevando-os ou diminuindo-os. Os transformadores são usados para elevar ou abaixar a tensão elétrica.
Para que serve um transformador?
Um transformador é um dispositivo destinado a modificar os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo potência elétrica praticamente constante, de um circuito a outro, modificando também os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Como funcionam os transformadores elétricos?
Na figura, temos um esquema de um transformador elétrico simples. Os transformadores podem ser usados tanto como elevadores como abaixadores de tensão. No primeiro caso, a tensão elétrica de saída, no enrolamento secundário, é maior que a tensão de entrada, aplicada sobre o enrolamento primário.
Como funcionam os transformadores de tensão?
Nos sistemas de distribuição de energia, por exemplo, são utilizados transformadores elevadores de tensão, para que hajam poucas perdas na transmissão de energia. Já nos pontos de distribuição, são utilizados transformadores abaixadores de tensão, para atender às necessidades das casas, comércios e indústrias.
Qual o fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores?
O fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores é chamado de indução eletromagnética e é descrito pela lei de Faraday-Lenz. Essa lei informa que, ao produzirmos uma variação do fluxo magnético por alguma região do espaço, um campo magnético deverá surgir de modo a opor-se a essa variação. Quer saber mais sobre o assunto?
Como é composto o transformador de energia da geradora?
Além do transformador de energia, o skid transformador da A Geradora é composto por dois sistemas de proteção dos tipos MT e BT.