Como funciona o sistema de tração de uma locomotiva?

Como funciona o sistema de tração de uma locomotiva?
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Porque o trem não patina?
No momento da partida, a locomotiva precisa ter força para movimentar as milhares de toneladas de um trem de carga. Nesse momento, para quebrar a inércia, há necessidade de grande força de tração e as rodas motrizes da locomitiva poderiam "patinar", fazendo com que o trem não saisse do lugar.
Como funciona o sistema de tração?
Antes de termos uma noção exata de como funciona o sistema de tração, vale destacar duas denominações sobre o assunto. O termo tração nas quatro rodas, que se refere a um sistema temporário de tração e serve para situações de pouca aderência. É o caso de um veículo fora da estrada, na neve ou gelo.
Quando surgiram os primeiros sistemas de tração?
Em 1987, começaram a surgir os primeiros sistemas de controle de tração para o mercado automotivo. Em inglês, eles são conhecidos como TCS (Traction Control System). Aqui no Brasil, esse mecanismo só foi implantado em 1996, a partir do modelo Chevrolet Vectra.
Qual o sistema eletrônico de controle de tração?
O trem tem um sistema eletrônico de controle de tração que aciona automaticamente os pulverizadores de areia quando as rodas patinam ou quando o maquinista faz uma parada de emergência. O sistema também pode reduzir a força de qualquer motor de tração cujas rodas estejam patinando.
Como funcionam os controles de tração?
Mas, como funcionam os controles de tração? Toda a expertise desse mecanismo fica localizada em um processador central, que monitora a aderência dos pneus. Para isso, são instalados alguns sensores nas rodas do veículo e um sistema que avalia os riscos de os pneus girarem em falso.