O que é Securitizadora de ativos?
Índice
- O que é Securitizadora de ativos?
- Como uma securitizadora ganha dinheiro?
- O que é Ativos SA Securitizadora de Créditos Financeiros?
- Quem faz securitização de recebíveis?
- Quais são as operações de securitização?
- Por que a securitização é importante para a economia?
- Como ocorre a securitização de créditos?
- Como são as companhias securitizadas de créditos imobiliários?

O que é Securitizadora de ativos?
A securitizadora é uma empresa – caracterizada como Sociedade Anônima – responsável por obter bens de uma companhia. Esses ativos financeiros são transformados em títulos mobiliários (ações).
Como uma securitizadora ganha dinheiro?
Basicamente, o processo de securitização cria liquidez para empresas ao permitir que investidores menores comprem seus recebíveis como títulos mobiliários. Ou seja, a securitizadora faz o agrupamento das dívidas contratuais e depois vende os direitos creditórios dessas aos investidores.
O que é Ativos SA Securitizadora de Créditos Financeiros?
A Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeiros (Ativos S.A.) é uma sociedade anônima de capital fechado, de natureza não-financeira, pertencente ao Conglomerado do Banco do Brasil S.A.
Quem faz securitização de recebíveis?
É o processo realizado pelas Companhias Securitizadoras que adquirem Créditos Imobiliários para lastrearem títulos imobiliários (Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRIs) que serão negociados no Mercado de Capitais.
Quais são as operações de securitização?
Existem diferentes operações de securitização, como títulos de debêntures negociáveis, fundos de investimento em direitos creditórios, certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio. Entenda as particularidades de cada uma a seguir.
Por que a securitização é importante para a economia?
A securitização é importante para dar uma dinâmica maior para a economia, uma vez que une quem precisa do capital com os investidores. Para o cedente, as principais vantagens residem na captação de recursos a curto prazo e diluição do risco de crédito. Para o investidor, é um ativo que, apesar dos riscos, pode ser uma boa opção de investimento.
Como ocorre a securitização de créditos?
A securitização de créditos é um processo em que ativos financeiros e não financeiros são unificados e transformados em títulos para, enfim, serem vendidos aos investidores. Isso acontece com ativos que, sozinhos, não são tão atrativos, mas juntos se tornam um ativo maior e, por isso, são vendidos com maior facilidade.
Como são as companhias securitizadas de créditos imobiliários?
Companhias Securitizadoras de Créditos Imobiliários: São empresas criadas para atuar no mercado de securitização de ativos financeiros imobiliários, comprando créditos imobiliários que servem de lastro para emissão dos CRIs. Também podem captar recursos mediante a emissão de debêntures.