Como funciona o processo de armazenagem de grãos?
Índice
- Como funciona o processo de armazenagem de grãos?
- Como funciona o armazenamento em silos?
- Quais são as três estruturas principais dos grãos?
- Como ocorre o armazenamento dos grãos no sistema a granel?
- O que é silo armazenamento?
- Como aproveitar seus silos para armazenagem de grãos?
- Quanto custa um silo de grãos?
- Quais são os silos destinados ao armazenamento de grãos?
- Como funciona o silo-pulmão?

Como funciona o processo de armazenagem de grãos?
A armazenagem de grãos é o processo de guardar os grãos produzidos com o intuito de preservar suas qualidades físicas e químicas desde a colheita até o abastecimento. Em síntese, esse processo envolve uma sequência de operações como limpeza, secagem, tratamento fitossanitário, transporte, classificação, entre outros.
Como funciona o armazenamento em silos?
Os silos são estruturas para a armazenagem de produtos agrícolas. Neles, a produção pode ser depositada em seu estado natural, sem a utilização de sacos. Essas construções têm como objetivo, principalmente, a comercialização da colheita.
Quais são as três estruturas principais dos grãos?
são formadas basicamente pelo tegumento e embrião (cotilédones e eixo embrionário), além de um terceiro componente, denominado endosperma, algumas vezes ausente.
Como ocorre o armazenamento dos grãos no sistema a granel?
A armazenagem a granel se caracteriza pela dispensa do uso de embalagem, utilizando, para a estocagem dos grãos, estruturas como silos, armazéns graneleiros e/ou granelizados, metálicos ou de concreto, ou outros materiais de construção disponíveis ou adaptados, principalmente em situações emergenciais.
O que é silo armazenamento?
Silo é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados.
Como aproveitar seus silos para armazenagem de grãos?
Se você pensa em aproveitar seus silos e prestar o serviço de armazenagem de grãos ou mesmo conseguir um financiamento público para sua construção se atente para a Lei nº 9.9 que regula essa atividade.
Quanto custa um silo de grãos?
São construídos com a supervisão de um especialista. A mão de obra pode ser contratada por você e a construção dura em média 20 dias. Com uma capacidade de cerca de 1.800 toneladas e um custo médio de R$ 360 mil. Quando armazenados nestes silos, em condições ideais, os grãos podem manter sua qualidade por até quatro safras.
Quais são os silos destinados ao armazenamento de grãos?
Os silos destinados ao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e têm, por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. Já os silos destinados ao armazenamento de silagem têm, como característica principal, a manutenção de um ambiente anaeróbico .
Como funciona o silo-pulmão?
Além do emprego de silos metálicos para o desempenho da função de silo-pulmão algumas unidades empregam armazéns graneleiros que devem contar com sistema de insuflação de ar. Durante a retenção de produtos úmidos no silo-pulmão a temperatura da massa de grãos deve ser mantida a valores abaixo de 30 oC, quanto menor melhor.