Como funciona um aparelho de teleterapia com acelerador linear?

Índice

Como funciona um aparelho de teleterapia com acelerador linear?

Como funciona um aparelho de teleterapia com acelerador linear?

O acelerador linear utiliza raios x de alta energia aplicados sobre o tumor a fim de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor. O equipamento é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais.

Como funciona um acelerador linear de partículas?

Um acelerador linear é um tipo de acelerador de partículas no qual partículas carregadas (elétrons, prótons ou íons) percorrem uma trajetória retilínea, diferentemente de aceleradores circulares ou recirculados.

Qual a importância do acelerador linear em radioterapia?

O acelerador linear emite feixe de radiação direcionado sobre as regiões tumorais do paciente, visando a destruição de células cancerosas. O planejamento da modalidade é feito com a participação de profissionais das áreas médica e física. O procedimento começa com a definição e localização do tumor.

Quais os tipos de emissões que o acelerador linear pode emitir?

O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia ...

Qual é a energia gerada em equipamentos de aceleradores lineares no tratamento radioterápico?

Aceleradores lineares utilizados em Radioterapia Os aceleradores lineares são equipamentos que utilizam microondas com frequências de até aproximadamente 3 GHz para acelerar elétrons até atingirem energias cinéticas entre 4 MeV e 25 MeV em um tubo linear.

Como acontece o feixe de elétrons em um acelerador linear?

Acelerador linear Nesse equipamento, feixes de elétrons são acelerados para que colidam contra um alvo de metal. A desaceleração dos elétrons pro- vocadas pela colisão gera a chamada radiação de freamento ou bremsstrahlung.

Quais são os componentes de um acelerador linear?

Para segurança durante o tratamento com radiação, o Acelerador Linear possui um sistema de monitoramento de dose, constituído por detectores de radiação, monitor de exibição de unidades, monitor de nivelamento do feixe, monitor de taxa de dose e sistema de cessação da radiação.

Como funciona o acelerador linear circular e suas desvantagens?

Um acelerador de partículas se enquadra em uma de duas categorias: circular ou linear. Em um acelerador de partículas circular, as partículas são aceleradas em um caminho circular contínuo. ... A desvantagem é que as partículas nos aceleradores circulares emitem radiação eletromagnética, chamada radiação síncrotron.

Qual é o papel do técnico da radioterapia?

O técnico em Radiologia, especializado em Radioterapia, é um profissional fundamental para o funcionamento do serviço, pois é responsável desde a aquisição das imagens radiológicas para planejamento até a aplicação das radiações ionizantes no paciente.

Como funcionam os aceleradores lineares de elétrons?

O primeiro acelerador construído por Alvarez operava na frequência de RF de 200 MHz e acelerava prótons até 32 MeV e ficou operacional em 1948 . Aceleradores lineares de elétrons usam uma frequência de RF mais alta que os usados por prótons e íons, tipicamente na região de micro-ondas.

Quais são os aceleradores lineares modernos?

Os aceleradores lineares modernos podem ser separados em dois tipos: para partículas pesadas (prótons ou íons) e para partículas leves (elétrons).

Quais são as principais máquinas para radioterapia?

Aceleradores lineares de elétrons com energia entre 5 e 30 MeV (operando na faixa de RF de 2 a 4 GHz) são as principais máquinas para radioterapia nos dias atuais (existindo aproximadamente 5000 destes no mundo em 2008, sendo os principais fabricantes Varian, Siemens, General Electric, Mitsubishi e Toshiba) .

Postagens relacionadas: