Como agem os diuréticos de alça?
Índice
- Como agem os diuréticos de alça?
- Como funciona o mecanismo de ação farmacológica dos diuréticos?
- O que é um diurético de alça?
- Como os diuréticos agem no organismo?
- Porque os diuréticos de alça podem causar hipocalemia?
- São menos potentes que os diuréticos de alça?
- O que são fármacos diuréticos Cite exemplos explique seu mecanismo de ação?
- Onde atuam os diuréticos?
- Quais são os diuréticos de alça?
- Que tipo de diurético e a Diclorfenamida?
- Como um diurético pode ser usado?
- Qual o mecanismo de ação dos diuréticos?
- Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
- Quais são os diuréticos usados nesse texto?
Como agem os diuréticos de alça?
Diuréticos de alça: atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.
Como funciona o mecanismo de ação farmacológica dos diuréticos?
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.
O que é um diurético de alça?
Os diuréticos de alça ou da ansa são um grupo de fármacos diuréticos que atuam no rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina.
Como os diuréticos agem no organismo?
Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.
Porque os diuréticos de alça podem causar hipocalemia?
Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.
São menos potentes que os diuréticos de alça?
Os tiazídicos (p. ex., bendroflumetiazida) são menos potentes que os diuréticos de alça. Inibem o cotransportador Na+ /Cl− no túbulo contorcido distal. São usados no tratamento da hipertensão.
O que são fármacos diuréticos Cite exemplos explique seu mecanismo de ação?
Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.
Onde atuam os diuréticos?
Diuréticos são substâncias que elevam a taxa do débito e volume urinário, aumentando a excreção de sódio(Na+) e Cloreto(Cl-), através de uma ação sobre os Rins. O efeito primário consiste em diminuir a reabsorção de Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de NaCl.
Quais são os diuréticos de alça?
Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.
Que tipo de diurético e a Diclorfenamida?
Classe dos Inibidores da Anidrase Carbônica Exemplos: acetazolamida, diclorfenamida, metazolamida. Atuam no túbulo proximal sob a enzima anidrase carbônica, inibindo a reabsorção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e a secreção de ácido.
Como um diurético pode ser usado?
Um diurético pode ser usado para muitos propósitos. Primeiro, eles são usados como medicamentos para tratar ou melhorar certas doenças. Por exemplo, são usados na insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é uma situação em que o coração não consegue bombear sangue oxigenado com eficiência para todas as partes do corpo.
Qual o mecanismo de ação dos diuréticos?
Isso pode ser explicado devido às suas vantagens, como a alta eficácia e baixo custo, além de poderem ser usados em associação a outros anti-hipertensivos, aumentando os efeitos. Para o entendimento do mecanismo de ação dos diuréticos, se faz necessário uma breve explicação da fisiologia renal:
Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Quais são os diuréticos usados nesse texto?
Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®). Amilorida. Triantereno. Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida, que são diuréticos usados apenas em situações específicas, que não serão abordados nesse texto.