Como funciona um detector de cintilação?
Índice
- Como funciona um detector de cintilação?
- Como funciona um detector de radiação a gás?
- Qual é a função da fotomultiplicadora em detectores cintiladores?
- O que significa eficiência de cintilação?
- Quais as vantagens e desvantagens do sistema de detectores cintiladores?
- Quais são os tipos de cintiladores?
- Qual o detector apropriado?
- Quais são os tipos de detectores de radiação?
- Qual é o registro da radiação no detector?
Como funciona um detector de cintilação?
Um detector a cintilação é constituído geralmente por um material cintilador que está opticamente acoplado diretamente ou via uma guia de onda à uma fotomultiplicadora. Quando a radiação passa pelo cintilador, ela excita os átomos e as moléculas fazendo com que o material cintilador emita luz.
Como funciona um detector de radiação a gás?
Os detectores a gás são conhecidos também como detectores por ionização em gases. Isto porque a radiação incidente no volume sensível (o gás) cria pares de íons que podem ser contados em um dispositivo de medida elétrica (unidade de leitura).
Qual é a função da fotomultiplicadora em detectores cintiladores?
Imagens de detectores cintiladores Fotomultiplicadora No contador a cintilação, a fotomultiplicadora desempenha a função muito importante de converter os flashes de luz a partir da cintilação em pulsos de corrente.
O que significa eficiência de cintilação?
A eficiência de cintilação para um cintilador é definida como a fração da energia de todas as partículas incidentes que é transformada em luz visível.
Quais as vantagens e desvantagens do sistema de detectores cintiladores?
Apresentam vantagens e desvantagens comparados aos detectores cintiladores inorgânicos. A desvantagem mais marcante dos detectores cintiladores orgânicos é a baixa capacidade de resolução energética quando comparada a dos cristais inorgânicos de NaI(Tl) e CsI(Tl).
Quais são os tipos de cintiladores?
No geral, existem quatro classes de cintiladores: Líquidos; soluções de substâncias como 2,5-difeniloxasol em tolueno, p-dioxano, etc, usados na detecção de partículas beta e fótons gama de baixa energia. O mecanismo de cintilação nos sólidos inorgânicos é baseado na disposição das bandas de energia dos semicondutores.
Qual o detector apropriado?
Para cada finalidade deve ser utilizado um detector apropriado. No primeiro caso, são utilizados os detectores de leitura direta, ou ativos, tais como os detectores à gás para medição da taxa de dose, os cintilômetros, os detectores a semicondutor.
Quais são os tipos de detectores de radiação?
PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO DOS DETECTORES DE RADIAÇÃO 6.1.1. Detectores de radiação Detector de radiação é um dispositivo que, colocado em um meio onde exista um campo de radiação, seja capaz de indicar a sua presença.
Qual é o registro da radiação no detector?
O registro de cada radiação no detector representa um sinal, que pode ser um pulso, um buraco, um sinal de luz, ou outro sinal qualquer, dependente da forma pela qual a radiação interage com o detector e dos subprodutos mensuráveis gerados.