Como funciona o diagrama TTT?

Índice

Como funciona o diagrama TTT?

Como funciona o diagrama TTT?

Diferentemente do diagrama de equilíbrio, a curva TTT considera o fator tempo. Isso significa que o aço passará por transformações de acordo com o tempo em que permanecer em determinada temperatura. O diagrama é composto por duas linhas. A primeira representa o início da transformação e a segunda, o fim.

Como são construídos os diagramas TTT?

Os Diagramas TTT são produzidos por meio do exame metalográfico de corpos de prova que foram mantidos durante determinado tempo em diferentes temperaturas entre os pontos de transformação microestrutural do aço.

Para que serve um diagrama TTT?

DIAGRAMAS DE TRANSFORMAÇÕES ISOTÉRMICAS (CURVAS TTT) Servem para indicar quanto tempo se deve ficar a determinada temperatura para atingir o grau de transformação desejado.

Quais as 3 microestruturas básicas previstas no diagrama TTT?

A austenita restante é resfriada rapidamente até Após a tempera, a austenita se transforma em martensita, obtemos, portanto, a seguinte microestrutura: Ferrita, perlita, bainita e martensita.

Qual a diferença entre curva TTT e CCT?

Acontecem as mesmas transformações verificadas no diagrama TTT, porém em tempos e temperaturas distintos. Os diagramas que representam transformações contínuas são denominados CCT e, em muitos casos, são mais representativos das condições de resfriamento utilizadas na prática.

Quais são os principais fatores que modificam a posição das curvas TTT?

10 Portanto, os principais fatores que podem modificar a posição das curvas TTT são: Composição química; Tamanho do grão da autenita; Homogeneidade da austenita. 13 Como controlar o tamanho do grão? 20 A taxa de resfriamento para a barra Jominy varia ao longo de sua extensão.

Como é feito o tratamento térmico?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Qual a diferença entre um diagrama TTT e TRC?

Para resfriamentos contínuos, mais comumente encontrados que os resfriamentos isotérmicos, foram desenvolvidos os diagramas TRC. Neste diagrama, ao contrário do TTT onde a estrutura obtida é mais uniforme, o material apresenta uma mistura de microestruturas.

Qual é a utilidade da curva CCT ou TRC?

A partir das diferentes temperaturas e tempos obtidos foi possível determinar a curva de Transformação por Resfriamento Continuo (TRC) que ajudou a caracterizar a evolução morfológica da matriz ferrítica, agregados eutetóides e do microconstituinte austenita/martensita (MA).

Postagens relacionadas: