O que é aterro sanitário e como ele funciona?
Índice
- O que é aterro sanitário e como ele funciona?
- O que é aterro de lixo?
- Qual o significado de aterro controlado?
- Qual objetivo do aterro sanitário?
- Quais são as diferenças entre lixão e aterro sanitário?
- Como funcionam os lixões sanitários?
- Qual o prazo para o encerramento dos lixões?
- Quais são os principais problemas dos lixões?
O que é aterro sanitário e como ele funciona?
Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. ... Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.
O que é aterro de lixo?
O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.
Qual o significado de aterro controlado?
O aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. É uma técnica que consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.
Qual objetivo do aterro sanitário?
O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada.
Quais são as diferenças entre lixão e aterro sanitário?
Quais são as diferenças entre aterro sanitário e lixão? O lixão é um espaço não controlado utilizado para o despejo de resíduos. Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados.
Como funcionam os lixões sanitários?
Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados. Os principais problemas dos lixões é a poluição do solo e da água, que propicia a proliferação de animais como ratos, escorpiões, moscas, mosquitos e baratas — que transmitem doenças à população.
Qual o prazo para o encerramento dos lixões?
A lei também institui que os resíduos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários, estabelecendo um prazo de quatro anos para o encerramento das atividades dos lixões que existiam no país — o que não aconteceu.
Quais são os principais problemas dos lixões?
Os principais problemas dos lixões é a poluição do solo e da água, que propicia a proliferação de animais como ratos, escorpiões, moscas, mosquitos e baratas — que transmitem doenças à população. Outros problemas causados pelo lixão são as enchentes, já que os resíduos acumulados ficam a céu aberto, podendo ser arrastados pela chuva.