Como funciona um diodo emissor de luz LED?

Índice

Como funciona um diodo emissor de luz LED?

Como funciona um diodo emissor de luz LED?

O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando é energizado emite luz visível – por isso LED (Diodo Emissor de Luz). ... Na ligação, os iões desse material dopante (iões "aceitadores") removem elétrons de valência do semicondutor, deixando "lacunas" (ou buracos), fazendo com que o semicondutor torne-se do tipo P.

Porque um diodo emissor de luz produz luz?

Um LED (Light-Emitting Diode / Diodo Emissor de Luz) é um dispositivo semicondutor que emite luz em resposta à passagem de corrente elétrica. ... Também existem LEDs que emitem luz não-visível, nos espectros infravermelho e ultravioleta.

Quais as características principais de um diodo emissor de luz?

O LED é um diodo semicondutor, composto por cristais de silício e germânio, que quando energizado emite luz visível a olho nú. Eles são econômicos e tem alta durabilidade. A palavra LED vem do inglês “Light Emitting Diode”, que significa Diodo Emissor de Luz.

Como ocorre a emissão de luz em um LED?

Os átomos tem seu grau de agitamento de tal forma aumentado que ocorre a emissão de luz. No LED a emissão de luz acontece quando a corrente elétrica percorre o material de junção PN (diodo semicondutor), emitindo radiação infravermelha. ... A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.

Quais os tipos de luzes que os LEDs podem emitir?

Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar LEDs que emitem luz azul, violeta e até ultravioleta.

O que difere um LED que emite luz azul para o LED que emite luz amarela?

Fotoluminescência: Os LEDs azuis se tornam brancos A luz azul rica em energia das ondas curtas do LED estimula a camada de fósforo a acender e ela emite luz amarela de baixa energia. ... Diferentes tons de branco como, por exemplo, o branco quente, branco neutro ou branco frio são assim produzidos.

Quem inventou o diodo emissor de luz?

Nick Holonyak Oleg Vladimirovich Losev Diodo emissor de luz/Inventores

O que é um diodo emissor de luz e qual sua função em um circuito?

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

O que é e como funciona um LED?

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. ... Alguns tipos de LEDs encontrados no mercado.

Quais são os terminais do diodo?

Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão.

Qual é a polarização direta do diodo?

Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão. No corpo do diodo existe uma marcação para determinar qual dos terminais é o cátodo, evitando assim que a conexão no circuito seja feita de forma incorreta.

Quais são os tipos de diodos?

Alguns diodos podem executar funções como a variação da capacitância em função da tensão elétrica, regulação de tensão, emissão de luz e outras funções especificas. A seguir falaremos sobre os principais tipos de diodos, suas características construtivas e características de funcionamento.

Qual a intensidade de luz de um LED?

Geralmente a intensidade de luz de um LED é expressa em milicandelas (mcd). Uma candela equivale a 1000 mcd. A candela mede o fluxo luminoso, ou potência radiante visível, contida em um ângulo de visualização, o qual é tipicamente de 60º (mas pode variar).

Postagens relacionadas: