Como funciona um alto forno siderurgia?
Índice
- Como funciona um alto forno siderurgia?
- Quais os insumos para o alto forno o que acontece no interior do alto forno qual o produto?
- Qual é o papel do fundente na carga do alto forno?
- Como se dá a partida do alto forno?
- Quanto tempo leva para aquecer um alto forno?
- Quais as Matérias-primas básicas para a produção de um alto forno em uma usina siderúrgica?
- Qual é o revestimento interno do alto forno?
- Quais são os produtos formados no alto forno?
- Para que serve o oxigênio no alto-forno?
- Qual é a função do fundente na siderurgia?
- Quais são as reações do alto forno?
- Quais são os fatores mais importantes na operação do alto forno?
- Qual a produção diária do forno?
- Como é introduzido o ferro no forno?
Como funciona um alto forno siderurgia?
O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.
Quais os insumos para o alto forno o que acontece no interior do alto forno qual o produto?
Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.
Qual é o papel do fundente na carga do alto forno?
A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.
Como se dá a partida do alto forno?
Quando a temperatura alcança 900°C nestes termopares, infere-se que o fundo do cadinho se encontra acima de 1200°C e em condições de partir o forno. Após a partida, o processo de combustão continua até próximo à primeira corrida, conforme ilustrado na Figura 5.
Quanto tempo leva para aquecer um alto forno?
A primeira corrida de gusa ocorre aproximadamente 24 horas depois do acendimento e após um período de três dias o gusa produzido já está em condições químicas e de temperatura para ser consumido na aciaria.
Quais as Matérias-primas básicas para a produção de um alto forno em uma usina siderúrgica?
As principais matérias-primas são carvão mineral, minério de ferro e calcário. Geralmente em áreas abertas, os insumos são dispostos em pilhas e são transportados até as unidades de produção.
Qual é o revestimento interno do alto forno?
Um exemplo de material refratário é a Alumina (Óxido de alumínio), que é usada em revestimentos de fornos de altas temperaturas (cerca de 2000°C) mantendo praticamente todas as suas características isolantes. Outro exemplo são os cimento ou concretos refratários.
Quais são os produtos formados no alto forno?
O produto final obtido no alto-forno é o gusa líquido, que é constituído de aproximadamente 94% de ferro, 4,5% de carbono e outros elementos, como silício, manganês, fósforo e enxofre. Além do gusa líquido, é também obtido um sub-produto denominado escória de alto-forno.
Para que serve o oxigênio no alto-forno?
O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. ... Tal redutor é um material que deve apresentar maior atração pelo oxigênio, nas condições da operação, do que o metal que vai ser reduzido.
Qual é a função do fundente na siderurgia?
Fundentes como a cal são matérias primas essenciais para o refino e a eliminação de elementos nocivos à liga do aço, principalmente fósforo, enxofre e silício. Teores altos desses elementos no aço podem causar defeitos em sua estrutura cristalina e levar à formação de trincas e à fragilidade mecânica.
Quais são as reações do alto forno?
O principal objetivo das reações do alto forno é obter subprodutos que podem ser usados comercialmente. O método precisa de três substâncias para permitir a extração de ferro de seu minério. A mistura combinada é chamada de carga: Minério de ferro, hematita – geralmente contém areia com óxido de ferro, Fe2O3. Calcário (carbonato de cálcio).
Quais são os fatores mais importantes na operação do alto forno?
De um modo geral, na operação do alto forno os fatores mais importantes são: a termodinâmica das reações de redução, de Fe2O3 até chegar a Fe metálico, pressão de O2 e sua influência sobre os óxidos, as zonas do alto forno (reserva), onde deve haver controle dos teores de silício e de enxofre, as ventaneiras (pressão de CO), os ...
Qual a produção diária do forno?
Forno – próximas a 1500°C: fornece combustível e calor. A produção diária de um alto-forno (Coque) varia entre 5.000 a 10.000 ton. que se extrai o ferro.
Como é introduzido o ferro no forno?
No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.