Como calcular o Imposto do Lucro Real?

Índice

Como calcular o Imposto do Lucro Real?

Como calcular o Imposto do Lucro Real?

As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. Empresas que adotam esse regime tributário precisam ficar atentas às suas contas.

O que é tributação pelo Lucro Real?

Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. ... Olhando somente pelo lado do imposto de renda, para uma empresa que opera com prejuízo, ou margem mínima de lucro, normalmente optar pelo regime de Lucro Real é vantajoso.

Quais as desvantagens do Lucro Real?

Desvantagens do Lucro Real anual A desvantagem é que não é possível realizar o parcelamento do imposto a pagar, o que só é permitido pelo lucro real trimestral.

Qual a vantagem de estar no Lucro Real?

O Lucro Real permite que as empresas possam recolher os tributos mensalmente calculados com base na receita bruta, de acordo com um percentual de lucro estabelecido na legislação, de forma semelhante ao Lucro Presumido.

Quais os impostos do lucro real?

No Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração do Lucro Real pode ser trimestral ou anual.

Quais os tipos de lucro real?

Lucro Real | Formas de apuração do lucro real - trimestral ou anual

  • Pessoas Jurídicas obrigadas à apuração do Lucro Real.
  • Apuração Trimestral.
  • Apuração Anual.
  • Estimativa (mensal)

Quais são os tributos do lucro real?

No Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração do Lucro Real pode ser trimestral ou anual. Os números são aplicáveis em cima da base de cálculo (32%).

Qual é o imposto sobre o lucro real?

O Lucro Real é um regime de recolhimento de impostos. Tradicionalmente, o sistema tributário brasileiro impõe às empresas dois impostos relacionados aos lucros obtidos. São o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e o de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Quais são os impostos apurados no lucro real?

Os impostos apurados no Lucro Real serão recolhidos através de DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais e irão abarcar as seguintes exações: Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ, Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL, Programa de Integração Social - PIS e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - COFINS.

Como funciona o lucro real?

Lucro Real: Guia de Como Funciona e Alíquotas . O Lucro Real é um regime tributário obrigatório para empresas que possuem sua receita bruta acima de R$78 milhões por ano. surgiu com a finalidade de tornar o conceito de cálculo e recolhimento de tributos o mais justo possível entre os outros regimes do sistema tributário.

Postagens relacionadas: