Qual o funcionamento de um diodo?

Índice

Qual o funcionamento de um diodo?

Qual o funcionamento de um diodo?

Ouça em voz altaPausarO diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). ... A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante.

O que é um diodo polarizado diretamente?

Ouça em voz altaPausarA condução de corrente elétrica dependerá da forma como o diodo está polarizado, podendo ser de duas formas: Polarização direta: Nesse tipo de polarização o polo positivo da fonte de tensão está conectado ao lado P do diodo. Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado N, ainda mais negativo.

Quais são as pastilhas que compõem um diodo semicondutor?

Ouça em voz altaPausarO diodo é construído a partir de materiais semicondutores, que são fundidos para criar uma junção entre um cristal tipo P e outro cristal tipo N, sendo que o cristal tipo P representa a polaridade positiva do diodo, chamada de anodo e o cristal tipo N representa a polaridade negativa do diodo, chamada de catodo.

Quando um diodo entra em condução?

Ouça em voz altaPausarQuando o diodo está polarizado diretamente, conduzindo corrente elétrica sob a condição V > Vγ, diz-se que o diodo está em condução. A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.

Quando o diodo está diretamente polarizado ele se comporta como?

Ouça em voz altaPausarQuando um diodo é polarizado diretamente, vai ocorrer uma tensão de queda. Ao aplicar uma tensão abaixo da tensão de queda dele, ele não vai conduzir. O componente somente passa a conduzir quando a tensão aplicada é maior que a tensão de queda do componente.

Qual a tensão de um diodo quando polarizado diretamente?

0,7V Ouça em voz altaPausarPolarizado diretamente, o diodo consome aproximadamente 0,7V da tensão que passa por ele. Este valor é o que chamamos de queda de tensão do diodo, essa energia geralmente é convertida em calor durante o funcionamento do diodo no circuito.

Quais as partes que compõe o diodo?

Ouça em voz altaPausarO diodo é formado por uma junção entre um cristal tipo P (lado positivo - também chamado de ânodo) e outro tipo N (lado negativo - também chamado de cátodo).

Como é constituído o diodo semicondutor?

Ouça em voz altaPausarUm diodo semicondutor consiste numa junção de uma camada de semicondutor tipo n com outra de semicondutor tipo p. Num semicondutor tipo n, os portadores de carga — ou seja, as partículas que participam da condução elétrica — são elétrons livres, enquanto, num semicondutor tipo p, são buracos livres, de carga positiva.

Qual é o tipo mais comum de diodo?

O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados em diagramas esquemáticos como na figura abaixo. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1 A [5].

Quais são os terminais do diodo?

Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão.

Como é fabricado o diodo?

O diodo é fabricado com silício ou germânio com uma junção de duas partes dopadas de formas diferentes. Dessa forma, cada uma dessas duas regiões terá características um pouco diferentes.

Quais as propriedades dos semicondutores?

Ao contrário dos condutores, os elétrons em um semicondutor devem obter energia (por exemplo, a partir de radiação ionizante) para atravessar a folga da banda e alcançar a banda de condução. As propriedades dos semicondutores são determinadas pela diferença de energia entre as bandas de valência e de condução.

Postagens relacionadas: