O que significa um investidor anjo?
Índice
- O que significa um investidor anjo?
- Como se tornar um investidor anjo?
- Qual papel do Investidor-anjo?
- Qual o retorno de um sócio investidor?
- Como é feito o investimento de um anjo?
- Qual a melhor opção para investir em uma empresa?
- Quando o investidor entra em cena?
- Por que o investimento é importante para o negócio?
O que significa um investidor anjo?
O investidor anjo recebe, por seu investimento, uma participação societária minoritária no negócio. Além disso, não assume posição executiva na empresa, mas atua como um conselheiro orientando os empreendedores e participando das decisões estratégicas da empresa.
Como se tornar um investidor anjo?
Requisitos para se tornar um membro investidor da Anjos do Brasil: Experiência profissional significativa, tendo exercido cargos de alto nível ou ser/ter sido sócio/proprietário de um negócio (para profissionais liberais é considerado se tiver seu próprio escritório, clinica, consultoria, etc.).
Qual papel do Investidor-anjo?
Além de ajudar o empreendedor com dinheiro, o investidor-anjo dá dicas de gestão e o ajuda a criar uma rede de relacionamentos. A operação se assemelha a um empréstimo. Só que, em vez de cobrar juros, o investidor-anjo adquire uma fatia minoritária na nova empresa e recebe rendimentos conforme o negócio cresça.
Qual o retorno de um sócio investidor?
O principal benefício de ter um sócio investidor é a possibilidade de expandir a empresa por meio do aporte financeiro. Afinal, é o dinheiro que viabiliza a criação de novos projetos, o aprimoramento dos processos, a contratação de novos profissionais e quaisquer outras ações necessárias para que o negócio cresça.
Como é feito o investimento de um anjo?
Desta forma, o investimento é feito para que a empresa dê certo, e não feito apenas visando o retorno que ela trará no curto ou médio prazo. Como um anjo, o investidor está constantemente injetando capital (cash in), dedicando tempo e agregando conhecimento ao negócio.
Qual a melhor opção para investir em uma empresa?
Quando uma pessoa quer abrir uma empresa, nem sempre dispõe das condições financeiras necessárias para viabilizar o seu negócio. Nesse momento, uma das alternativas é procurar alguém que possa investir no empreendimento. Dependendo do segmento e do porte da empresa, o investidor-anjo pode ser uma boa opção.
Quando o investidor entra em cena?
Outra dúvida bastante comum dos empreendedores é quando o investidor-anjo entra em cena, ou seja, em qual fase de criação da sua empresa você deve buscar esse apoio. O mais indicado é que esse tipo de investidor venha somar na etapa de validação, momento no qual a empresa está provando, ou já provou, que o seu modelo de negócio é realmente viável.
Por que o investimento é importante para o negócio?
Outrossim, o “anjo” está muito mais preocupado com o desenvolvimento do negócio do que com o investimento por si só, ao passo que quanto mais o negócio se desenvolver, mais ele ganhará. Desta forma, o investimento é feito para que a empresa dê certo, e não feito apenas visando o retorno que ela trará no curto ou médio prazo.