Como funciona um motor trifásico síncrono?

Índice

Como funciona um motor trifásico síncrono?

Como funciona um motor trifásico síncrono?

O motor síncrono trifásico é uma máquina que promove uma transformação em energia mecânica da energia eléctrica, que lhe é fornecida em corrente alternada trifásica. Nessa conversão há uma razão constante entre a frequência das forças electromotrizes induzidas e a velocidade de rotação da máquina: f = p·n.

Qual o motor mais utilizado na indústria síncrono ou assíncrono Qual o motivo?

O motor de corrente alternada (AC) que também é conhecido como motor de indução é o mais utilizado devido as suas diversas vantagens como por exemplo, o baixo custo em manutenção, montagem, fabricação e simplicidade em relação aos motores de corrente contínua.

O que é a regulação de velocidade de um motor síncrono?

É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação. ... No caso de motores síncronos em que o rotor é constituído por um eletroímã, é possível controlar a potência reativa fornecida ou consumida pelo motor controlando o circuito que alimenta o rotor.

O que é um motor Assincrono ou Sincrono?

Motoresassíncronos: máquinas que não giram em uma freqüência proporcional ao sistema. São de construção simples e largamente usadas na indústria. Também são chamados de motores de indução. Motores síncronos: máquinas em que giram em uma freqüência proporcional ao sistema.

Como funciona o síncrono trifásico?

O motor síncrono trifásico é construído, normalmente, como uma máquina eléctrica de pólos salientes O seu circuito magnético tem uma parte estatórica constituída por um empacotamento de chapa magnética, que forma uma coroa circular, ranhurada do lado do entreferro.

Como funcionam os motores síncronos?

Como a frequência da rede é constante, os motores síncronos são, na prática, motores de uma única velocidade ns. Observe que em um motor síncrono, operando a velocidade síncrona, não há feminduzida no rotor, pois não há movimento relativo entre o campo girante e o rotor. (S=0)

Qual o controle da potência de um motor síncrono?

O controle da potência ativa que é consumida ou fornecida pelo motor ou gerador síncrono é feito pelo controle da potência mecânica entregue ou consumida pelo eixo do motor. Alguns motores síncronos nao são auto-suficientes na partida, necessitando ser levados próximos a sua rotação nominal, através de um outro motor.

Qual o rotor de um motor elétrico trifásico?

O motor elétrico trifásico tem duas partes principais, o que chamamos de estator e o que chamamos de rotor, esta construção vale para todos os motores de indução trifásicos. O rotor fica fixado em um eixo. Ele corresponde à parte rotativa da máquina, ou seja, é a parte do motor que vai girar. Rotor de um motor de indução trifásico.

Postagens relacionadas: