Quando o uso do motor síncrono é indicado?
Índice
- Quando o uso do motor síncrono é indicado?
- Para que serve um motor síncrono?
- Quais são as características de um motor síncrono trifásico?
- Qual o controle da potência de um motor síncrono?
- Como funciona o motor síncrono trifásico?
- Qual a velocidade do motor de sincronismo?
- Como funciona o gerador síncrono?
Quando o uso do motor síncrono é indicado?
Como a freqüência da rede é constante, os motores síncronos são, na prática, motores de uma única velocidade. Eles são utilizados em aplicações que requerem velocidade constante desde a condição em vazio até a condição de plena carga.
Para que serve um motor síncrono?
O motor síncrono é projetado para operar com alto rendimento e fornecer um melhor aproveitamento de energia para uma grande variedade de carga.
Quais são as características de um motor síncrono trifásico?
O motor síncrono trifásico é uma máquina que promove uma transformação em energia mecânica da energia eléctrica, que lhe é fornecida em corrente alternada trifásica. Nessa conversão há uma razão constante entre a frequência das forças electromotrizes induzidas e a velocidade de rotação da máquina: f = p·n.
Qual o controle da potência de um motor síncrono?
O controle da potência ativa que é consumida ou fornecida pelo motor ou gerador síncrono é feito pelo controle da potência mecânica entregue ou consumida pelo eixo do motor. Alguns motores síncronos nao são auto-suficientes na partida, necessitando ser levados próximos a sua rotação nominal, através de um outro motor.
Como funciona o motor síncrono trifásico?
Motores Síncronos Princípio de Funcionamento Motor Síncrono Trifásico (mais utilizado que o monofásico) Como no motor de indução, o estatoré energizado com tensão trifásica gerando o campo magnético girante.
Qual a velocidade do motor de sincronismo?
Quando este alcança a velocidade próxima a rotação de trabalho, seu rotor é então alimentado e ele rapidamente alcança a velocidade de sincronismo. A velocidade do motor é determinada pela equação: Ns= (60.f)/p onde: Ns = Rotação síncrona (rpm) f = frequencia em hertz p = nº de pares de polos
Como funciona o gerador síncrono?
Quando o gerador está a funcionar de forma isolada de um sistema elétrico (ou seja, o sistema estará sendo alimentado exclusivamente pelo gerador síncrono.) a forma de onda e a frequência da tensão deste sistema "ilhado" serão ditados pelo gerador e a excitação do campo irá controlar diretamente a tensão elétrica gerada.