Como funciona os museus virtuais?
Índice
- Como funciona os museus virtuais?
- O que é conhecer um museu virtual?
- Qual a importância dos museus virtuais?
- Como é composto o acervo do museu virtual?
- Porque foi possível criar museus virtuais?
- Como usar museus virtuais na sua sala?
- Qual a experiência de visitar um museu virtual?
- Quais museus possibilitam visitas virtuais?
- Qual a diferença entre museu virtual e museu de visita virtual?
- Qual a importância dos museus na nossa cidade?
- Como usar museus virtuais na sua aula?
- Como visitar museus em todo o mundo?
- Como é possível ampliar o acesso ao Museu?
- Como é possível fazer uma visita virtual ao Museu de Anne Frank?
Como funciona os museus virtuais?
Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com seus usuários através da internet. ... Nesse sentido, os museus virtuais são aqueles que trabalham o patrimônio por meio de ações museológicas, mas que não necessariamente têm suas portas abertas ao público em seu espaço físico.
O que é conhecer um museu virtual?
Virtualmente é possível conhecer mais sobre o acervo e história da arte em diversos vídeos educativos e ainda percorrer os corredores e ver em detalhes as principais obras por meio do Google Arts & Culture. O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano.
Qual a importância dos museus virtuais?
Os museus virtuais tem como maior objetivo o de preservar e divulgar a memória das instituições museais na internet. ... E, por último, os museus realmente interativos, que são aqueles onde existe uma relação entre o museu virtual e o museu físico, sendo acrescentados elementos de interatividade, que envolvem o visitante.
Como é composto o acervo do museu virtual?
Entendemos como museu virtual a instituição sem fins lucra- tivos que conserva, investiga, comunica e interpreta bens cul- turais que não são de natureza física. Isto significa dizer que todo o acervo do museu virtual é composto por bytes, ou seja, potencializado pela tecnologia.
Porque foi possível criar museus virtuais?
Para se inspirar: projeto ERA CULTURAL O ERA VIRTUAL é um projeto pioneiro na disponibilização de visitas pela internet com visualização 360º dos museus brasileiros e seus acervos. A intenção da proposta, desenvolvida desde 2008, é justamente a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro.
Como usar museus virtuais na sua sala?
Para Adriana, é importante que o professor crie esse link do museu com a aula, tenha um embasamento. Além de ter um foco para direcionar o olhar da criança durante a atividade. A professora Sherol sugere também a impressão de imagens ou envio de livros, caso não haja acesso à internet para toda turma.
Qual a experiência de visitar um museu virtual?
Viajar pela arte, pinturas, esculturas, conhecer artistas que contam histórias. Histórias de um povo, de uma nação, de uma cultura. Tudo isso sem sair de casa e de graça.
Quais museus possibilitam visitas virtuais?
A página planeje sua aula reúne dicas e orientações para explorar e aproveitar ao máximo as ferramentas do site.
- Pinacoteca do Estado de São Paulo. ...
- Instituto Moreira Salles. ...
- Google Arts & Culture. ...
- Experiment 120.
Qual a diferença entre museu virtual e museu de visita virtual?
Discordamos dessa autora nesse aspecto, primeiro porque um museu virtual já é um autêntico museu, ou seja, ele não precisa reproduzir fisicamente um museu para ser considerado um autêntico museu virtual. E em segundo lugar, uma visita virtual não faz dele um museu virtual, pode ser apenas um bom site de museu.
Qual a importância dos museus na nossa cidade?
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. ... No início, sua finalidade era apenas de salvaguardar e não de disseminar as informações culturais.
Como usar museus virtuais na sua aula?
Como usar museus virtuais na sua aula? Instituições nacionais e internacionais liberaram suas galerias na internet durante a pandemia. Veja sugestões de trabalhar com essa ferramenta a distância Ir ao teatro da cidade, visitar uma exposição ou conhecer um museu novo são atividades que geram muito interesse dos alunos.
Como visitar museus em todo o mundo?
Diversos museus em todo o mundo oferecem visitas a galerias e principais obras de arte online. Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores de lugares maravilhosos como o Louvre, em Paris; o Metropolitan, em NY; e o MASP, em São Paulo. É uma ótima maneira de não se isolar completamente do mundo e ainda se manter conectado com ...
Como é possível ampliar o acesso ao Museu?
A visita ao museu possibilita também estimular a curiosidade do aluno e a ampliação do repertório cultural, uma das competências gerais da BNCC. “A escola também é esse espaço de ampliar o acesso dos alunos a lugares como os museus.
Como é possível fazer uma visita virtual ao Museu de Anne Frank?
A sessão de realidade virtual também está disponível em português. O museu também pode ser visto no Google Arts & Culture. Reprodução do site oficial onde é possível fazer a visita virtual em 360º à casa onde Anne Frank ficou escondida.