Como funciona o Observatório?

Índice

Como funciona o Observatório?

Como funciona o Observatório?

Um observatório nasce do sonho coletivo de cidadãos comuns, que querem transformar sua indignação em ações que tragam resultados positivos para sua realidade. Torna-se uma instituição independente, um órgão de controle social, que tem como meta fiscalizar os gastos públicos, evitando o desperdício de recursos.

Como funciona o Observatório Social do Brasil?

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, um Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir ...

Quem pode atuar nos os e no OSB?

Empresários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, profissionais de diversos setores e quem mais tiver interesse em participar, pode atuar em diversas ações desenvolvidas. Para saber mais sobre o trabalho do Observatório Social do Brasil, acesse o site: osbrasil.org.br.

Como criar um Observatório Social?

Ao preencher o formulário, entraremos em contato o mais breve possível. Verifique no nosso mapa se a sua cidade já possui um Observatório local ativo ou em processo de filiação....As etapas de criação seguem a seguinte ordem:

  1. Pessoa interessada em criar um OS.
  2. Fase de Instalação.
  3. Filiação.

Qual é a função de um observatório?

Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares.

Qual o papel do OSB frente à gestão pública?

O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma associação sem fins lucrativos que busca promover a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o País.

O que é um Observatório Social do Brasil?

O que é um Observatório Social do Brasil (OSB)? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Quantos observatórios sociais tem no Brasil?

Inspirado na experiência do OSM, foi criada, em 2008, a Rede de Observatórios Sociais do Brasil – OSB –, que contribuiu para a criação de mais de 100 observatórios sociais (OSB, 2017).

Quem pode ser voluntário de um Observatório Social?

VOLUNTÁRIOS – Qualquer cidadão pode ser voluntário do Observatório Social, desde que não tenha vínculos político-partidários. Para saber como é o trabalho da entidade e como participar, basta ligar para (44) 3421-5404.

Quem pode atuar nos Observatorios sociais?

Empresários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, profissionais de diversos setores e quem mais tiver interesse em participar, pode atuar em diversas ações desenvolvidas. Para saber mais sobre o trabalho do Observatório Social do Brasil, acesse o site: osbrasil.org.br.

Quais são os principais observatórios astronômicos?

Os observatórios astronômicos, estão espalhados pelo mundo, existem grandes observatórios, como: Observatórios de Mauna Kea, Very Large Array, Observatório Real de Greenwich, Observatório Paranal, Observatório Astronômico Sul-Africano, Gemini (Chile e Estados Unidos), Pic du Midi (França), Monte Palomar (Estados Unidos), entre outros.

Qual o melhor local para instalação de Observatórios astronômicos?

Deste modo, o melhor local para a instalação de observatórios astronômicos são as montanhas altas, que tenham a menor umidade relativa do ar e que não tenham poluição luminosa.

Qual a rede do Observatório Social do Brasil?

Além dos OS locais, existe uma rede no qual estes se organizam, a Observatório Social do Brasil (OSB). Ela assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, proporciona capacitação, suporte técnico, além de estabelecer parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho de ações locais.

Como o astrônomo realiza suas pesquisas?

Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observarmos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre outros.

Postagens relacionadas: