Como funciona relé fotoelétrico?

Índice

Como funciona relé fotoelétrico?

Como funciona relé fotoelétrico?

Como funciona um relé fotoelétrico Quando a bobina é energizada, ela gera um campo eletromagnético que atrai o contato metálico do relé, deslocando-o para outra posição, fazendo com que ele funcione como um interruptor. Já o LDR funciona como uma resistência que varia de acordo com a luminosidade que incide sobre ele.

Para que serve um relé fotoelétrico?

Descubra para que serve um relé fotoelétrico. ... Isso acontece graças ao funcionamento de um Relé Fotoelétrico, um dos mais antigos aparelhos de automação. A principal função deste aparelho é ligar e desligar circuitos a partir da quantidade de luz no ambiente onde ele for instalado.

Quais são os tipos de relé fotoelétrico?

Conheça os tipos de relé fotoelétrico

  • LDRs: Light Dependent Resistors, dependendo da quantidade de luz na base de Sulfeto de Cádmio o valor da sua resistência é alterada;
  • Foto-Células: Dispositivos que em função da quantidade de luz em sua superfície geram tensões entre 0,6 – 0,7V, e suas junções são de Silício;

Qual a diferença entre relé Fotoeletrico NA e NF?

Os contatos NA (Normalmente abertos), como o nome diz, eles mantém desligados uma carga até o momento em que o relé é energizado. ... Por outro lado, os contatos NF (Normalmente Fechados) permanecem conduzindo a corrente para a carga até o momento em que o relé é energizado.

O que faz um relé de impulso?

O funcionamento do relé de impulsos é algo simples e gira em torno da sua bobina. No instante do pulso, o efeito eletromagnético faz com que uma alavanca movimente um pequeno Came (tipo de roda dentada). Um relé de impulsos trabalha como um multivibrador, podendo operar tanto na configuração monoestável como biestável.

Qual o elemento principal de um relé fotoelétrico?

Os relés que operam com a tecnologia eletrônica utilizam como elemento sensor de luminosidade um fotodiodo, que utilizando também a variação da luz ambiente aciona um circuito eletrônico para comandar um micro relé que liga ou desliga o ponto de IP.

Qual a potência máxima de um relé fotoelétrico?

Deve se levar em consideração, que a potência máxima da maioria dos relés fotoelétricos disponíveis no mercado é de 1000W. De acordo com os cálculos da potência elétrica, a corrente elétrica máxima que um relé destes suporta seria de aproximadamente 7,8A, para um circuito de 127V.

Como funcionam os relés térmicos?

Características funcionais dos relés térmicos: Compensação de temperatura, atuando com o mesmo nível de luminosidade independente da condição climática a que estejam submetidos; Retardo de operação, tornando-os imunes a variações luminosas bruscas e indesejadas (como as provocadas por faróis de automóveis e raios);

Qual a finalidade de um sensor fotoelétrico?

A finalidade de um sensor fotoelétrico é converter um sinal luminoso (luz ou sombra) num sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico. Nas aplicações eletrônicas atuais encontramos uma boa quantidade de tipos de sensores cujas características se prestam para determinadas finalidades.

Como funciona o foto-transistor?

O princípio de funcionamento do foto-transistor é o mesmo do foto-diodo: liberação de portadores de carga nas junções quando a luz incide. No entanto, no caso dos transistores temos uma estrutura maior o que significa uma velocidade um pouco menor, conforme mostra a figura 10.

Postagens relacionadas: