Como funciona um extintor de incêndio de CO2?
Índice
- Como funciona um extintor de incêndio de CO2?
- Porque o gás carbônico no extintor?
- Quais as vantagens do uso do CO2 gás carbônico para combater incêndios?
- Para que tipo de incêndio o CO2 e eficiente?
- Para que serve o extintor de incêndio CO2?
- Onde usar extintor gás carbônico?
- Em qual tipo de incêndio o extintor de CO2 é visto como o mais indicado para o combate?
- Como funciona um extintor de espuma?
- Qual a função de um extintor de gás carbônico?
- Como funciona um extintor de incêndio?
- Como combater o incêndio de gás carbônico?
- Quais são os tipos de extintor?
Como funciona um extintor de incêndio de CO2?
O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.
Porque o gás carbônico no extintor?
O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. ... Já o extintor de espuma, além do oxigênio também elimina o calor.
Quais as vantagens do uso do CO2 gás carbônico para combater incêndios?
Além disso, outra vantagem do gás carbônico é que seu efeito de resfriamento dos materiais permite que ele seja utilizado como auxílio no combate de incêndios de classe A....
- Resposta imediata e efetiva contra fogo;
- Leve e portátil;
- Fácil manuseio e acionamento;
- Descarga de alta vazão;
- Segurança;
- Combate eficaz.
Para que tipo de incêndio o CO2 e eficiente?
Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.
Para que serve o extintor de incêndio CO2?
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
Onde usar extintor gás carbônico?
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
Em qual tipo de incêndio o extintor de CO2 é visto como o mais indicado para o combate?
GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
Como funciona um extintor de espuma?
O extintor de espuma mecânica é utilizado para eliminar o fogo por meio do abafamento. Isso significa que a espuma funciona como uma espécie de “cobertor” e resfria as superfícies (por meio da água). Ele é composto por uma mistura de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e água.
Qual a função de um extintor de gás carbônico?
A função principal de um extintor de gás carbônico é realizar o abafamento e deslocamento do ar. Em outras palavras, esse utensílio tem a função de impedir o contato do oxigênio com o produto que está em chamas. O gás carbônico não produz resíduo, não é tóxico e ainda não danifica os equipamentos.
Como funciona um extintor de incêndio?
Como funciona um extintor de incêndio? Ele ataca pelo menos um dos três fatores que compõem o fogo: o calor excessivo, o material combustível ou a substância comburente. Hoje, há quatro tipos de extintor, que se diferenciam pelo material que expelem, chamado de agente extintor, e pelo tipo de incêndio que combatem (veja o boxe no fim da página).
Como combater o incêndio de gás carbônico?
Extintor de incêndio de gás carbônico. Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com Existem apenas duas formas de se combater uma combustão, partindo-se do princípio que não haja limitação do combustível (a substância que está queimando): a redução da temperatura e a redução de oxigênio.
Quais são os tipos de extintor?
Hoje, há quatro tipos de extintor, que se diferenciam pelo material que expelem, chamado de agente extintor, e pelo tipo de incêndio que combatem (veja o boxe no fim da página). Mas o modo de funcionamento é sempre o mesmo, com o uso de um gás pressurizado para expulsar o agente extintor pela mangueira.