O que é sensor óptico-reflexivo?

Índice

O que é sensor óptico-reflexivo?

O que é sensor óptico-reflexivo?

O Sensor Óptico Reflexivo TCRT5000 é um componente eletrônico que funciona através de um sistema de reflexão infravermelho, onde um LED emissor IR e um fototransistor IR ficam lado a lado, separados apenas por uma parede de plástico.

Como funciona o sensor óptico-reflexivo?

1.3 – Sensor Óptico RETRO REFLEXIVOS: No momento em que um objeto intercepta esta luz, inibindo a reflexão do espelho prismático. A polarização realizada pelo espelho prismático garante que o receptor do sensor detecte apenas a luz emitida, ignorando luzes não polarizadas.

Onde o sensor óptico é utilizado?

O sensor óptico é utilizado para indexar objetos e também pode ser usado para medir a distância em que este objeto se encontra em relação ao sensor.

Quais são os sensores ópticos?

Sensores Ópticos São Sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensivel, basicamente são divididos em três sistemas: Barreira, Difusão e Reflexão, são utilizados em diversas áreas: Industrial em sistema automaticos e de segurança pessoal, residencial e predial como alarmes.

Como funciona o sistema reflexivo?

Sistema Reflexivo Funcionamento É um sistema formado pelo dispositivo emissor de luz e dispositivo receptor montados no mesmo conjunto, neste caso o feixe de luz emitido é refletido em uma superfície refletora e retorna ao ponto de origem atingindo o dispositivo receptor que está ao lado do dispositivo emissor. Veja diagrama de blocos:

Como o sensor reflete na luz infravermelha?

Quando algum objeto se aproxima do sensor, a luz infravermelha é refletida no objeto, “passa” para o outro lado e ativa o transistor : Perceba que o tipo de objeto que você quer detectar vai influenciar diretamente na operação do sensor, já que, quanto mais reflexivo o material, maior a distância que o sensor vai alcançar.

Qual a vantagem desse tipo de sensoriamento?

A grande vantagem desse tipo de sensoriamento é o não contato com o sistema que será monitorado, desta forma se evita problemas mecânicose permite, por exemplo, que a leitura (contagem de peças, etc.) se ja feita em movimento, o que garante que o sensoriamento ocorra sem interrupção do processo de fabricação.

Postagens relacionadas: