Qual a importância de incluir o grupo placebo nos ensaios clínicos?
Índice
- Qual a importância de incluir o grupo placebo nos ensaios clínicos?
- O que define este procedimento em relação ao uso de placebo em pesquisas clínicas no Brasil?
- Quem se beneficia do uso de placebo?
- Qual o significado da palavra placebo?
- Qual o placebo mais usado?
- Quais os efeitos colaterais do placebo?
Qual a importância de incluir o grupo placebo nos ensaios clínicos?
No contexto médico científico, o emprego de placebo é chave em testes para avaliação e desenvolvimento de novos medicamentos, procedimentos e terapias. Ele funciona como base de comparação para testar a eficácia de drogas e tratamentos médicos de verdade.
O que define este procedimento em relação ao uso de placebo em pesquisas clínicas no Brasil?
A eticidade do uso de placebo em pesquisas clínicas está diretamente relacionada com a justifi- cativa do mascaramento, e não propriamente com a necessidade da comprovação de eficácia. Se não houver razão para a realização de mascaramento, também não haverá para o uso de placebo.
Quem se beneficia do uso de placebo?
Pacientes com dor crônica, assim como doenças em que a dor é um dos sintomas associados, como câncer e depressão, são as que mais se beneficiam do uso de placebo. Doenças comumente relacionadas a causas emocionais, como alergias, síndrome do intestino irritável e fobias diversas, também.
Qual o significado da palavra placebo?
Esses efeitos são conhecidos como placebo, e com todo o avanço da medicina ainda permanecem como um mistério. Placebo, do latim placere, significa “agradarei”, e segundo o dicionário médico Hooper, significa “ um fármaco ou procedimento inerte (sem princípios ativos) que produz efeito benéfico ou maléfico à saúde de um indivíduo ”.
Qual o placebo mais usado?
Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados.
Quais os efeitos colaterais do placebo?
Porém, o efeito placebo também pode ter o efeito contrário, levando a pessoa a sentir alguns dos efeitos colaterais que sentiria ao tomar um remédio normal, como dores de cabeça, agitação, náuseas ou prisão de ventre, por exemplo.