O que é uma ETE industrial?
Índice
- O que é uma ETE industrial?
- Por que as empresas precisam fazer uma ETE?
- Quais os tipos de efluentes industriais?
- Como é feito o tratamento de efluentes?
- Qual a importância de se investir na construção de uma ETE?
- Como funcionam as ETEs?
- Quais são as normas técnicas para a construção da ETE?
- Como escolher materiais de qualidade para a construção da ETE?
- Qual a sigla da ETE?
O que é uma ETE industrial?
Estação de tratamento de efluentes industriais, também conhecida como ETE, mantém o equilíbrio ambiental e pode ser uma ótima saída à construção sustentável. Quando o tema é tratamento de água e esgoto, é comum ligar a prática ao reúso residencial ou corporativo em projetos de construção civil.
Por que as empresas precisam fazer uma ETE?
Os efluentes das fábricas de alimentos e bebidas, por exemplo, contêm poluentes orgânicos degradáveis. ... Preservar o meio ambiente contra a poluição. Esse compromisso ambiental pode até ajudar na imagem da empresa; Cumprir os padrões de emissão de poluentes estabelecidos por Lei e evitar multas pesadas.
Quais os tipos de efluentes industriais?
Efluentes industriais são os resíduos líquidos e gasosos provenientes das atividades industriais, que liberados no meio ambiente sem o devido tratamento têm gerado efeitos danosos para toda a biodiversidade do planeta.
Como é feito o tratamento de efluentes?
O tratamento biológico dos efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. O processo ocorre nas lagoas de aeração que são equipadas com dezenas de milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário.
Qual a importância de se investir na construção de uma ETE?
Qual é a importância da estação de tratamento de esgoto? A ETE é responsável por receber o esgoto coletado no município e dar o tratamento adequado, sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. De forma geral, um município que trata seu esgoto garante maior qualidade de vida para sua população.
Como funcionam as ETEs?
As ETEs são uma forma consciente de tratamento de água, funcionam de maneira muito eficiente e garantem que a água que utilizamos não está sendo desperdiçada, e sim devolvida no ambiente de maneira correta, sem degradar o meio ambiente.
Quais são as normas técnicas para a construção da ETE?
Considerando a construção das ETE’s duas normas técnicas devem ser levadas em consideração, a ABNT-NBR 7229/9/97, especialmente para a construção dos tanques sépticos. Além de atender as normas, a empresa deve saber como escolher os materiais de qualidade para a construção e implementação da ETE.
Como escolher materiais de qualidade para a construção da ETE?
Além de atender as normas, a empresa deve saber como escolher os materiais de qualidade para a construção e implementação da ETE. Neste sentido, um ponto bastante sensível que interfere diretamente na durabilidade e no funcionamento da ETE é a questão da impermeabilização dos tanques.
Qual a sigla da ETE?
ETE é a sigla de Estação de Tratamento de Esgoto. A ETE é um polo de tratamento que recebe todo tipo de esgoto e água utilizados pela população. Após o tratamento, esses resíduos são despejados no meio ambiente com o menor impacto ambiental possível.