Como é o funcionamento da ETA?
Como é o funcionamento da ETA?
A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.
O que é uma ETA convencional?
São fabricadas em aço revestido com Poliuretano vegetal, garantindo assim sua durabilidade e proteção contra corrosão. É do tipo hidráulico, não sendo necessário o uso de equipamentos mecanizados. A ETA é composta das seguintes etapas: ... São utilizados floculadores hidráulicos dos tipos Alabama ou Chicana.
Quais as unidades etapas de uma ETA convencional?
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
- Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
- Decantação. ...
- Filtração. ...
- Desinfecção. ...
- Fluoretação.
O que é um tratamento convencional?
Entende-se por tratamento convencional o conjunto dos processos sequenciais de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação e Correção da acidez.
Como funciona um floculador?
Resumidamente, os sais de alumínio ou de ferro reagem com a água, em meio alcalino, formando flocos. A superfície dos flocos é grande e gelatinosa, o que permite a adsorção ou fixação das impurezas que estão presentes na água.
Quais são as unidades constituintes de uma estação de tratamento de água convencional?
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) – É o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta. Compõe-se basicamente de casa química, grades, floculadores, decantadores, filtros, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação.